Em negocios / noticias-corporativas

Editoras Ática e Scipione apresentam os livros aprovados no PNLD 2020

As escolas públicas já podem conferir as propostas pedagógicas e as obras aprovadas para o PNLD 2020.

Em julho de 2019, as editoras Ática e Scipione disponibilizaram, em formato digital, os seus 20 livros didáticos aprovados para a seleção do PNLD 2020. Essa ação, prevista pelo edital do programa, é favorável para que os educadores realizem pesquisas e conheçam os materiais de cada coleção. 

Os profissionais das escolas públicas podem acessar o site das editoras e conferir tudo sobre as obras didáticas, desde os assuntos abordados nos capítulos, até detalhes do material complementar para professores. 

Um ponto de atenção diz respeito ao código de cada livro didático. O conjunto de caracteres representa a forma na qual a obra é reconhecida pelo sistema do PNLD. Isso significa que o código é utilizado no momento em que a escola registra no sistema quais livros acham pertinentes para uso nos próximos quatro anos letivos. 

Porém, antes de se preocupar em salvar os códigos, os educadores precisam ser bastante criteriosos na escolha dos livros didáticos e literários do PNLD 2020. 

O guia digital do PNLD, a ser divulgado no site do FNDE, possui uma análise aprofundada das informações pertinentes para a seleção dos livros didáticos. Nesse guia, os educadores terão acesso ao: 

  • Hiperlink de acesso aos livros didáticos na íntegra, para garantir que os professores vejam o livro por completo antes de optar por selecioná-lo ou não; 
  • Critérios que direcionaram a avaliação, para garantir a transparência da etapa de avaliação pedagógica que as obras passaram; 
  • Modelos das fichas de análise, para auxiliar os profissionais de educação no modo de realizar o estudo das obras;  
  • Resenha das obras aprovadas, para apresentar o livro e seus diferenciais para os docentes; 

Vale ressaltar que cada aluno do ensino fundamental, matriculado em instituição pública possui o direito de receber um exemplar do livro didático das disciplinas: 

  • Língua Portuguesa, 
  • Arte, 
  • Matemática, 
  • Ciências, 
  • História, 
  • Geografia, 
  • Língua Inglesa. 

Apenas o material didático do componente curricular Educação Física não será distribuído aos estudantes. O educador da disciplina recebe o Manual do Professor.  

 

PNLD – O que é Programa Nacional do Livro Didático 

O PNLD é um programa criado em 1985 pelo governo federal brasileiro para atender as escolas públicas de educação básica. A intenção principal deste programa é a disponibilização dos livros e materiais didáticos para as turmas de Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Os responsáveis por esse programa é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC). Cabem a eles avaliar, comprar e distribuir as obras didáticas para todas as escolas públicas. 

Em 2019, o programa beneficiou 147.857 escolas e aproximadamente 35.177.899 alunos. Neste período a Editora Ática distribuiu 28.129.696 livros, com um preço médio por exemplar de R$7,42. Enquanto a Editora Scipione conquistou 5.413.885 livros, com um valor médio por exemplar de R$10,84. 

Existe uma grande expectativa sobre todo o processo do PNLD 2020. Enquanto isso, os educadores podem conferir os exemplares das obras, em formato digital, que as editoras disponibilizaram em suas páginas principais.

Website: https://www.edocente.com.br/pnld-programa-nacional-do-livro-e-material-didatico/

 

Tudo sobre: 

Contato