Em negocios / noticias-corporativas

Encovisas debate atual momento do país, gestão de riscos sanitários e a importância da qualidade no food service

Realizado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), evento reuniu empresários, responsáveis técnicos e autoridades sanitárias de todo o Brasil

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) realizou, no dia 1º de agosto, a oitava edição do ENCOVISAS – Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias, maior evento do segmento na América Latina e um dos mais importantes do mundo. Com auditório lotado e uma plateia formada por algumas das mais importantes autoridades sanitárias, o encontro debateu como o atual momento econômico e social brasileiro pode ter um impacto direto na gestão de riscos sanitários.

Foram discutidas ainda as mudanças na classificação de risco trazidas pela normatização 51, incluída dentro do texto recém-aprovado da MP 881, a MP da Liberdade Econômica; a agenda regulatória da ANVISA e sua relação com os serviços de alimentação; o desafio das redes para se adequarem aos procedimentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores em diferentes praças; além de apresentados cases de sucesso de restaurantes que conseguiram um alto nível de desenvolvimento, sem deixar de lado a preocupação com a qualidade.

“Debatemos pontos visando alcançar a melhoria contínua com foco na qualidade e na entrega de uma experiência única aos consumidores. Nós – autoridades, entidades, órgãos, estabelecimentos e ANR – precisamos estar unidos. Atentos em tempo integral aos riscos sanitários, acompanhando e nos antecipando às mudanças nas legislações, trabalhando juntos e coordenados em prol de um resultado maior”, ressaltou o presidente da ANR, Cristiano Melles, durante a abertura do evento.

Alberto Lyra, diretor executivo da entidade, também destacou a importância do encontro para o Sistema Nacional de Vigilâncias Sanitárias. “Trata-se de um dia importante para debater pontos em comum e levar o que todos querem: qualidade e segurança alimentar ao consumidor”, disse.

Os quatro painéis do ENCOVISAS contaram com a presença de profissionais da ANVISA, COVISA, Secretaria de Saúde de Santa Catarina, das Vigilâncias Sanitárias do Rio de Janeiro (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e São Luís (MA). Também estiveram presentes os professores da Universidade Federal de São Paulo e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além dos representantes das marcas Mania de Churrasco, Arábia e Ponto Chic.

Na plateia, outras importantes autoridades do setor marcaram presença. Entre elas Renata Zago, gerente Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da ANVISA; Manoel Silva Neto, diretor da Vigilância Sanitária do Distrito Federal; Solange Betenheuser, chefe de Serviço de Vigilância Sanitária de Alimentos de Curitiba (PR); Gilmara Macedo, chefe de Vigilância Sanitária de Salvador (BA); Renata Santos Brega, chefe do setor de Alimentos da Visa de Vitória (ES); Janete Navarro, coordenadora de Vigilância Sanitária de Campinas (SP); Ricardo Tomaz, coordenador do setor de Alimentos da Visa de Uberlândia (MG) e José Antônio de Moura, coordenador da Vigilância Sanitária de Natal (RN).

Iniciativa da ANR, o ENCOVISAS foi realizado no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo, e reuniu cerca de 150 participantes. O encontro representa, além de um espaço para debates, uma importante oportunidade de confraternização e conversas diretas, aproximando o setor regulado dos órgãos reguladores. O evento contou com patrocínio da Coca-Cola FEMSA, McDonald’s, NSF, Grupo Trigo, Grupo Ráscal e Ecolab.

Website: https://anrbrasil.org.br/

 

Tudo sobre: 

Contato