Em negocios / noticias-corporativas

De olho no mercado, as fintechs de gestão e eficiência financeira apostam no relacionamento para ganhar espaço no cenário econômico

Através da tecnologia, as fintechs, como a Meu Contador Online, propõem uma nova forma de trazer eficiência para o dia a dia das pequenas empresas Organização da empresa, estrutura contábil, planejamento fiscal e financeiro, mensuração do retorno do capital investido. Para que uma empresa cresça segura e saudável, a contabilidade é a fonte indispensável de informações sobre custos, giro de capital, encargos e tributos.

Organização da empresa, estrutura contábil, planejamento fiscal e financeiro, mensuração do retorno do capital investido. Para que uma empresa cresça segura e saudável, a contabilidade é a fonte indispensável de informações sobre custos, giro de capital, encargos e tributos. As fintechs especializadas em serviços contábeis se reafirmam no mercado para serem muito mais do que uma tendência entre os clientes, principalmente em favor das pequenas empresas, mas sim uma realidade que veio para ficar.

A novidade é que elas encontraram um importante aliado, o governo federal, que promete apoiar ativamente as empresas que atuam no setor. Quem trouxe a afirmação foi Otavio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do Banco Central, em audiência pública sobre tarifas bancárias na Câmara de Deputados, no início de agosto. Ele declarou que a instituição tem desenvolvido nos últimos quatro anos uma agenda em favor da inovação e do apoio à fomentação de fintechs dentro do mercado financeiro. O objetivo seria estimular a concorrência a apresentar melhores soluções e serviços em favor dos consumidores.

A fintech é uma startup voltada para serviços financeiros através da tecnologia. A proposta é que elas cuidem da saúde de um negócio de uma maneira remota, online, através dos avanços da tecnologia da informação. “Para a contabilidade de uma empresa significa deixar de lado alguns dos serviços burocráticos e, consequentemente, caros, resolvendo tudo em um jeito mais prático, rápido, barato e descomplicado”, explica Anderson Pavanello, fundador da Meu Contador Online.

Justamente a Meu Contador Online surge como um exemplo da transição da forma de se relacionar com o cliente e da oferta de novos caminhos para a organização contábil de uma empresa. Nascida da tradição familiar e reunindo mais de cinco décadas de experiência em atuação na Grande São Paulo, a fintech foi fundada em 2016, para agregar os serviços de contabilidade à tecnologia, estando presente hoje em todo o Brasil. Um processo que coaduna com a agenda do governo para este mercado.

Um serviço em que o foco é o cliente

Assim que a empresa contrata o plano de serviço de uma fintech de gestão e eficiência financeira, ela passa a contar com um gerente de relacionamento exclusivo, que estará responsável por acompanhá-la em todos os momentos, em cada passo. Através de uma comunicação centralizada e online, o gerente trabalha junto com profissionais como contadores, analistas fiscais, analistas de departamento pessoal a fim de assessorar aos clientes no que for necessário.

Desta forma, o principal questionamento que surge é sobre como um serviço de contabilidade online pode ter proximidade com o seu cliente, pois não está fisicamente com ele. Cria-se a impressão que a impessoalidade é uma marca desse relacionamento, uma frieza que somente a tecnologia pode interpor. O segredo para que haja o sucesso é que os profissionais conheçam de forma completa e profunda cada empresa, se possível atendida sempre pelo mesmo grupo de trabalho. 

“A plataforma online tem que atuar em favor do cliente, proporcionando a ele oportunidade de ter a gestão contábil, fiscal e pessoal unificada. Por isso que na Meu Contador Online, primamos por seguir a divisão de escritório físico real: em células. Cada grupo de profissionais atendem um número limitado de empresas.”, completa Anderson.

Ter o processo de contabilidade nesse formato de fintech ajuda a organizar as ações, uma vez que os pagamentos dos tributos e das despesas bem como a visualização do faturamento da empresa estão facilitados. Todo o planejamento estratégico e tomadas de decisões podem ser potencializadas a partir desse mecanismo de trabalho.  

Atendimento de qualidade

Dados da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) apontam que existem hoje no Brasil 697 fintechs (dados de julho de 2019). Em 2018 eram 694 e em 2017 o número foi de 521 fintechs. Mantê-las atraentes ao cliente e com qualidade para fidelizá-lo é algo constante dentro delas. Por isso muitas apostam em ciclos de melhorias, que é uma metodologia de trabalho que faz com que cada etapa da gestão seja mais ágil, clara e objetiva. Assim, procura-se alcançar um nível de gestão melhor a cada dia, para que se atinjam resultados mais positivos dentro do sistema de gestão e também para os clientes.

Em uma época em que técnicas, metas e métricas são mais valorizadas do que o relacionamento, é importante para uma fintech de gestão e eficiência financeira permanecer estimando o equilíbrio entre todas as partes. O que leva a incluir o bom uso da tecnologia, que agregou toda uma paleta de facilidades para os consumidores. “O que realmente chama atenção é a maneira como elas otimizam o cadastro, atendimento, usabilidade e resolução de problemas”, detalha o professor e educador financeiro Carlos Afonso, que também é o autor do livro, ‘Organize suas Finanças e Saia do Vermelho’.

Por que contratar um serviço de contabilidade online?

Empreender significa cuidar com dedicação de cada área da empresa, para isso é necessário contratar profissionais qualificados, como um contador. “Esses profissionais atuam como braço direito em favor da legalização, início das atividades, manutenção e crescimento. Por isso, os investimentos na proposta de oferecer serviços contábeis online proporcionam aos clientes comodidade, praticidade e rapidez na resolução dos problemas e no planejamento das ações”, ressalta Anderson Pavanello.

Os serviços contábeis auxiliam as empresas a saberem como está o fluxo de caixa, as entradas e saídas, realizando um controle financeiro apurado. Para a redução dos custos tributários, o contador age em favor de encontrar as melhores alternativas, obedecendo sempre a legislação. Afinal, redução de custos significa lucro. E se o assunto é redução de despesas, a assessoria financeira pode ajudar no processo de diminuição dos custos internos.

A fim de evitar processos trabalhistas e prejuízos de ordem financeira, as empresas têm que estar com toda a documentação dos colaboradores em dia, dentro das leis. Logo, é bom para a empresa, como também para o colaborador. Além de que o contador, pela natureza do seu trabalho, pode focar integralmente nas melhorias financeiras e econômicas necessárias.

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/fintechs-revolucionam-o-mercado-financeiro/

https://epocanegocios.globo.com/estadao/noticia/2019/08/epoca-negocios-damaso-nos-ultimos-4-anos-bc-adotou-agenda-de-inovacao-e-de-apoio-a-fintechs.html

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/especial-publicitario/sebrae-ms/sebrae-e-meu-proprio-negocio/noticia/2019/07/12/fintechs-democratizando-o-mercado-financeiro-com-solucoes-inteligentes1.ghtml

Website: http://www.meucontadoronline.com.br

 

Tudo sobre: 

Contato