Em negocios / noticias-corporativas

Imóveis compactos moldam o mercado imobiliário de luxo da orla da cidade de João Pessoa-PB

Imóveis compactos de alto padrão são um formato de moradia ou locação por temporada que representa um movimento global que está ganhando força no Brasil e deve impactar diretamente a forma como viveremos no futuro.

Com redução para 6% da taxa de juros Selic, que chegou a superar os 13% em 2017, e estabilização da inflação a 2,5% ao ano, segundo o Banco Central, o ano passado deu acenos promissores para que o mercado imobiliário possa se regenerar e se renovar em 2020. Outro fator, entretanto, que vem transformando o cenário imobiliário é justamente o perfil híbrido de seus consumidores.

Imóveis compactos de alto padrão são um formato de moradia ou locação por temporada que representa um movimento global que está ganhando força no Brasil e deve impactar diretamente a forma como viveremos no futuro.

E também o conceito de luxo tem ganhado novos contornos, sobretudo ao longo das últimas décadas. Essa mudança vem ocorrendo, principalmente, pela adaptação ao estilo de vida dos millennials, a chamada geração Y: saem de cena a ostentação e exclusividade dos carros e apartamentos milionários e entra a valorização de experiências mais tangíveis e autênticas, como por exemplo: morar à beira-mar de bairros nobres.

De fato, essa tendência virou realidade. Isso tem a ver com uma série de fatores, como o preço muito alto cobrado por imóveis de metragens grandes e, por isso, preferirem espaços menores, a busca pela praticidade, ou rentabilização do patrimônio por temporada.

Segundo o  empresário Delber Marcolino, que é incorporador de um empreendimento de luxo na orla de João Pessoa, cita os motivos deste tipo de produto estar sendo bastante comercializado na atual fase do mercado imobiliário paraibano.

Segundo ele, a chamada geração milenium- um dos públicos-alvo deste segmento, investe nesse nicho de mercado, devido ao baixo custo de manutenção, serviços compartilhados, como lavanderia, coworking e área de lazer e principalmente pela localização em bairro nobres. Além disto, a alta liquidez e elevada demanda para contratos de aluguéis por temporada, favorece a sua aquisição por investidores.

É esta uma das principais conclusões de um estudo realizado pela consultoria Deloitte, em parceria à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), sobre as perspectivas e tendências do consumidor imobiliário para 2040.

“As pessoas querem morar em um lugar privilegiado como à beira-mar”, diz o CEO da Hofmann Imobiliária, Matheus Hofmann, "mas não têm dinheiro para um apartamento grande ou não fazem mas sentindo, então o número de imóveis compactos deve crescer.”

O principal motivo de uma valorização quase que eterna dos imóveis na orla de João Pessoa deve-se ao código de postura da cidade, que limita no máximo a quatro pavimentos, o que de fato gerara uma escassez quando acabarem os últimos terrenos ou casas.

A seguir, as vantagens do apartamento compacto:

  1. Imóveis compactos têm preços mais em conta

Um imóvel compacto é mais barato devido ao fato do preço ser calculado pelo metro quadrado. Sendo assim, quando os comparamos com os imóveis maiores, com o mesmo padrão, os valores são bem menores. 

  1. Oferta de serviços e lazer para os moradores e investidores

As construtoras dessa nova modalidade de empreendimento no Brasil pensam nas necessidades dos moradores desse tipo de imóvel. Investem, portanto, em áreas compartilhadas entre todos os moradores — já que estes não têm espaço para muita coisa. Serviços de lavanderia e salas equipadas com wi-fi são alguns dos serviços oferecidos por essa nova tendência.

  1. Menores gastos para mobiliar

Por razões óbvias, decorar um apartamento de pequenas dimensões é uma tarefa mais simples e barata. Com disposição para buscar os móveis mais adequados ao tamanho e uma boa dose de bom gosto é possível deixar o espaço lindo e aconchegante.

  1. Praticidade na decoração dos ambientes

Como se tornaram tendência, os apartamentos compactos ganharam uma atenção especial dos designers e decoradores. Atualmente é possível aproveitar bem os espaços de ambientes pequenos por meio de móveis planejados, que facilitam a organização e a decoração do imóvel — sem deixar de lado o estilo e a beleza.

  1. Facilidade na limpeza e organização dos espaços

Quanto menor for o apartamento, mais fácil e prático será limpá-lo. Um apartamento compacto tem menos cômodos que os de tamanho tradicional e, por isso, toma menos tempo do proprietário na hora da limpeza.

  1. Economia nas despesas

A manutenção de imóveis compactos diminui as despesas gerais. Apesar de o IPTU considerar a localização do imóvel, o tamanho é também é usado para constituir o valor do imposto, por isso, o gasto acabando ficando menor. Outras despesas também caem, como condomínio, conta de água e de luz — diminuindo consideravelmente o consumo de energia com iluminação e ar-condicionado.

Além disso, custos com reparos e reformas tendem a ser menores e baratos. Gastos com faxina também são reduzidos, já que alguns profissionais cobram pelo tamanho do espaço.

  1. Garantia de um ambiente mais aconchegante

Decorar um ambiente pequeno requer cuidados, como evitar encher o local de móveis. Sendo assim, a decoração torna o ambiente mais aconchegante, trazendo a proposta do uso inteligente dos espaços — conferindo ao apartamento mais personalidade e o tornando mais acolhedor e agradável.

  1. Possibilidade de espaços mais organizados

Os compactos permitem aos moradores uma maior organização dos espaços. Devido à pouca metragem, tudo tende a se tornar mais funcional. Cada objeto tem seu lugar, além de conter menos móveis no apartamento. Colocar as coisas em ordem, por mais bagunça que haja no local é sempre mais simples e rápido — tornando o dia a dia maia ágil.

  1. Facilidade na hora de revender o imóvel

Uma grande vantagem dos apartamentos compactos é o fato de eles serem revendidos e alugados com facilidade e, portanto, os preferidos por investidores. 

Aqui, essa tendência está virando realidade, o que beneficia muitas pessoas que desejam pouco espaço para viver bem e confortavelmente!

 

 



Website: https://marcolino.net.br/empreendimentos/investimentos/infinity-at-the-sea

 

Tudo sobre: 

Contato