Em negocios / noticias-corporativas

Growth Hacking - O Framework do Vale do Silício que promete criar novos Unicórnios

A profissão do futuro: Comunidade de Growth Masters cria conferência online e gratuita com grandes especialistas do nicho no Brasil.


O número de profissionais especializados em marketing e vendas no Brasil é ainda muito limitado, porém há grande projeção de desenvolvimento de novos profissionais dada a ascensão de novas comunidades e escolas com foco neste objetivo. Segundo a pesquisa da GM Ranking, serão concluídos mais de 5.000 formações em Growth Hacking no Brasil, até 2021. Neste cenário, iniciativas ganham destaque, como a Comunidade Growth Masters, que criou o primeiro evento online e gratuito visando ampliar e atingir profissionais da área. O evento, intitulado Let's Grow Conference, reunirá 25 grandes especialista para orientar profissionais da área e mostrar para o público do marketing tradicional as oportunidades deste novo mercado que ganha cada vez mais destaque e cujos profissionais têm sido cada vez mais requisitados pelas empresas que desejam crescimento exponencial e duradouro.

Como exemplo temos o Hotmail que há 20 anos, aparecia no mercado e conquistava clientes rapidamente. Todo e-mail enviado por um usuário da plataforma possuía em seu rodapé a mensagem: “Ganhe uma conta gratuita no Hotmail”. Recentemente, o Dropbox utilizou técnicas parecidas. Para conquistar consumidores, ele oferecia um espaço extra dentro da ferramenta para os usuários que indicassem seus amigos. Ambas as empresas aplicaram estratégias de growth hacking para ter uma rápida taxa de crescimento em um curto período e pelo menor custo possível.

O termo “growth hacking” apareceu em 2010, quando o empreendedor norte-americano Sean Ellis publicou um anúncio procurando por “growth hackers”. Na sequência, o Vale do Silício – famoso polo tecnológico nos Estados Unidos – resolveu adotar a nomenclatura para designar a profissão.

O Growth Hacker, profissional de perfil analítico, criativo, técnico e orientado a resultados, já faz parte da realidade nos departamentos de Comunicação, Marketing, Vendas e Produto de empresas estadunidenses, européias e há poucos anos, das brasileiras. Embora a profissão ainda seja recente, esses países já contam com diversos cursos para preparar e educar especialistas, com a finalidade de inseri-los no mercado.

O Framework, idealizado por Sean Ellis, passa por 5 níveis importantes dentro do processo de crescimento:

  1. Mindset e Product/Market Fit
  2. North Star Metric e Ferramental
  3. Equipe de Growth e Processo de Aprendizagem
  4. Ciclos de Experimentação
  5. Automatização e Cultura Growth


O conceito GROWTH BEYOND HACKS expande rapidamente no Brasil

Após abandonar o setor de consultorias em marketing digital, o jovem empreendedor mineiro Ronei Vinagre, decide empreender no ecossistema de Growth Hacking, criando a primeira e maior comunidade online cem por cento focada no treinamento e desenvolvimento de novos profissionais Growth Masters no país.

“A vontade de começar algo focado na educação de profissionais orientados a resultados é antiga, eu sempre almejei lançar uma escola online de comunicação, para formar comunicadores realmente capacitados no país. Mas depois que comecei a estudar Growth Hacking (em 2011) e lancei a Let’sGrow como consultoria focada em crescimento digital, a vontade de formar comunicadores transformou-se na ideia de desenvolver profissionais com alta capacidade na geração de resultados” afirma o idealizador da Comunidade.

Vinagre também idealizou a Conferência LET'SGROW, que está em sua segunda edição (2019) e traz como principal conceito o "Growth Beyond Hacks" (que em sua tradução literal seria "Crescimento além dos truques") que chama a atenção do público para o conhecimento sério e especializado, convidando o mercado a fugir do buzz que o Growth Hacking tem se enviesado e a estudar com especialistas competentes que estão atuando dentro de empresas com times de growth reais, e incentiva os profissionais e empresas que buscam este conhecimento a fugirem dos gurus digitais.

As palestras da segunda edição do evento foram transmitidas do dia 08 a 12 de Julho de 2019, com a participação de 25 renomados especialistas nacionais. Fábio Seixas, Gabriel Costa, Marcelo Pimenta, Pedro Clivati e Raíza Terra são alguns dos nomes que marcam presença (digital) no evento. A seleção dos convidados foi pensada para que os temas abrangessem as 5 fases do Framework citada nesta matéria.

O evento que já conta com 20 mil inscritos, marca um momento de mudança no ecossistema, que começa a separar o joio do trigo, os profissionais sérios dos gurus digitais e growth hackers "de palco", buscando incentivar o amadurecimento deste tema, para este segundo momento do growth hacking no Brasil.


Contratações e mudança de mindset

E quanto às empresas, como elas devem lidar com este momento do mercado? Esta é certamente,  a dúvida de muitas empresas que podem estar perdidas no meio de tantas mudanças. Ainda segundo o growth master Ronei Vinagre, "Neste novo momento do mercado, empresas e companhias Brasileiras devem começar a fazer suas seleções e contratações de profissionais com base nos selos e certificações distribuídas por EdTechs como a Comunidade GrowthMasters, Universidade Growth Hacker, Simplix, entre outros projetos sérios que estão formando e certificando estes especialistas."

As empresas sempre enfrentarão constantes mudanças, principalmente com as rápidas transformações da realidade digital e do modo como os consumidores tomam decisões, o profissional Growth Hacker parece ter um protagonismo neste momento em que as empresas buscam por mais resultados e por se manterem atualizadas. Empresas com mentalidade Growth Hacking sairão na frente em busca de um crescimento sólido e sustentável, razão de ser destes novos e necessários profissionais: os Growth Masters.


***

A Comunidade Growth Masters conta com uma plataforma de assinaturas fechada para membros, onde disponibiliza AULÕES AO VIVO semanais, Eventos Online que trazem conhecimentos de Growth, Dados, Redação Persuasiva, Gerenciamento de Tráfego, além de MICROESPECIALIZAÇÕES com profissionais como Sean Ellis, Gabriel Costa, Pedro Clivati e outros nomes de grande relevância no mercado de Growth.

Além disso, conta também com imersões presenciais (Growth XP) para formações específicas e treinamentos in company.

Conheça a comunidade em: http://growthmasters.com.br

Inscreva-se gratuitamente para a Let's Grow Conference: https://letsgrowconf.com




Website: https://letsgrowconf.com

 

Tudo sobre: 

Contato