Em negocios / noticias-corporativas

Mesmo com instabilidade econômica, número de investidores no Brasil chega a um milhão em abril

No geral, investidores estão buscando a bolsa de valores pensando em investimentos de longo prazo como forma de amenizar as instabilidades econômica e política

O mês de abril de 2019 entrou para história da bolsa de valores nacional como o período em que foi atingido a marca de um milhão de investidores pessoa física no país. Além disto, este início de ano ficou marcado também pelo fato do Ibovespa ter atingido pela primeira vez a marca dos 100 mil pontos.

Contudo, a instabilidade política do país começou a ter reflexo no mercado financeiro. Além do Ibovespa estar operando perto dos 95 mil pontos nas últimas semanas, uma pesquisa divulgada por uma corretora de valores apontou que os agentes do mercado que consideram o governo ruim ou péssimo subiu de 24% para 43% entre abril e maio.

Além da instabilidade econômica e política, a cultura de finanças do brasileiro interfere em oscilações no mercado. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), apenas 10% dos brasileiros encaram poupar dinheiro como um compromisso. Dos poupadores, apenas uma fração possui investimentos em renda variável.

Como investir em renda variável

Ainda que seja considerado um investimento de risco por muitos, o crescimento deste tipo de negócio representa um cenário no qual o brasileiro está disposto a buscar no longo prazo uma forma de conseguir sua independência financeira.

Contudo, investimentos em renda variável tendem a depender do esforço e pesquisa por parte do investidor. Entre as ferramentas utilizadas por este tipo de investidor, uma das mais populares é a prática de como fazer o valuation da empresa no qual o dinheiro será investido.

Ou seja, o investidor faz uma análise complexa sobre a empresa na qual está investindo, para isto ele leva em consideração critérios como: histórico, gestão, projeção do setor, entre outros fatores que compõem a estrutura de um negócio e sua área de atuação.

Tal análise permite que ele se aproxime do valor real de uma ação, amenizando o contexto econômico do período. Para aqueles que não querem dedicar tanto tempo a isso, existem empresas especializadas em fazer a indicação dos melhores investimentos. É o caso da Suno Research, por exemplo, maior casa de análise de investimentos credenciada pela Apimec, associação que regula o setor.

No geral, investidores de longo prazo tendem a obter maiores proventos de seus investimentos, isso é, remuneração na forma, geralmente, de dividendo ou juros sobre capital próprio. É isso que ajuda com que, ao longo do tempo, a criar a chamada “bola de neve”, que é o efeito de juros compostos na carteira de investimentos.

Website: https://www.sunoresearch.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato