Em negocios / noticias-corporativas

Aumenta o número de pagamentos via QR Code no Brasil

Atualmente as carteiras digitais, como a Code Money, fazem uso dessa mesma tecnologia para realizar pagamentos e transferências entre usuários e comerciantes.

Existem várias pesquisas e estudos que mostram um aumento considerável no número de pagamentos via celular, na sua grande maioria, as transações usam tecnologia baseada na geração e leitura de QR Code.

De acordo com o Global Payments Report 2017 da Wordplay, o uso de aplicativos de pagamentos no Brasil deve passar dos 15% atuais para 31% em 2021.

Os pagamentos com QR Code são destaque em meio a esse panorama. Por proporcionarem agilidade, praticidade e segurança, eles estão crescendo no Brasil. Porém, ainda é visto que a China é o país em que eles são mais conhecidos, pois lá o WeChat e o Alipay são as principais carteiras digitais.

Além disso, países como a Suécia, Dinamarca, Holanda e Suíça também realizam muitos pagamentos via carteiras digitais. Sendo assim, o Brasil tem um potencial grande de crescimento dessa forma de pagamento.

As carteiras digitais no Brasil

O QR Code (Quick Response Code) foi criado no Japão, em 1994, com o objetivo de melhorar os processos de catalogação numa subsidiária da Toyota, por proporcionar uma leitura mais rápida. Na época, ele era utilizado para identificação de itens, tempo de monitoramento, rastreamento de produto, marketing e gerenciamento de documentos.

Hoje, as carteiras digitais, como o Code Money, fazem uso dessa mesma tecnologia para realizar pagamentos e transferências entre usuários e comerciantes. Aliás, em 2018, o Code Money registrou mais de um milhão e meio de transações, atingindo 22 cidades.

Esse é um número bem expressivo, visto que o Brasil ainda está no início da cultura de utilizar o smartphone para realizar pagamentos. Porém, com o tempo é previsto que isso se torne cada vez mais frequente e comum, como aconteceu com o cartão de crédito.

Aliás, as próprias carteiras digitais tiveram seu crescimento. Este meio de pagamento cresceu 51% na plataforma Adyen (plataforma de pagamentos) nos últimos meses de 2018. Isso nos diz que está começando uma revolução no segmento financeiro. Tão logo os cartões e o dinheiro físico vão estar lado a lado com as carteiras digitais.

Como o pagamento com QR Code está mudando a forma de nos relacionarmos com o mundo?

Atualmente, é muito mais comum irmos a um restaurante ou padaria e encontrarmos mais de uma forma de pagar pela compra. Além disso, com mais pessoas utilizando o celular, vai ficar mais comum encontrarmos a opção de pagamentos com QR Code.

O Code Money já está fazendo sua parte ao ser uma carteira digital que permite que as pessoas realizem pagamentos em estabelecimentos apenas com o smartphone, onde as transações acontecem sem a necessidade de maquininhas de cartão (conhecidas como POS). Além disso, ele também oferece a opção de transferência entre usuários e pagamento a distância, este último, caiu na graça dos estabelecimentos do setor food que possuem operação com delivery. Pois, os pequenos estabelecimentos usam o WhatsApp como principal plataforma para pedidos e com o aplicativo Code Money, é possível receber dos clientes usando apenas um link, que pode ser compartilhado pelo próprio WhatsApp ou outros meios, como SMS, Facebook, etc.

Essa forma de realizar transações proporciona praticidade, agilidade e segurança, tanto para o dono do estabelecimento como para o seu cliente, já que as transações acontecem de celular para celular, sem a necessidade do fluxo convencional que conhecemos. Isso torna o fluxo transacional mais fluido para as duas pontas da cadeia de pagamentos: comprador e vendedor.

Todas as transações feitas com o Code Money são realizadas a partir da geração e leitura de um QR Code. Aliás, mesmo que não esteja conectado à internet, ainda assim é possível realizar pagamentos. Já que o Code Money é o primeiro e único aplicativo brasileiro de pagamentos que funciona offline. Isso faz com que o cliente tenha ainda mais comodidade e não precise se preocupar com o acesso à internet na hora de pagar a conta, isso a nível Brasil tem uma grande importância, já que sofremos bastante com nossa banda de conexão.

Para quem é comerciante, tem ainda a disposição um sistema de gestão de recebíveis, onde pode conferir todas as transações realizadas e informações comportamentais e demográficas dos seus clientes, informações essas que os ajudam na gestão estratégica dos seus negócios.

Isso faz toda a diferença no planejamento financeiro, pois cada venda pode ser analisada no seu computador e aplicativo. Assim, ele não precisa procurar e tentar adivinhar o que significa cada entrada, como geralmente acontece com as maquininhas de cartão, onde as informações ficam muito confusas para os comerciantes.

A segurança por trás dos pagamentos com QR Code

Os pagamentos com QR Code costumam ser muito mais práticos e seguros. Além das senhas que o usuário cadastra no celular para acessá-lo e entrar no aplicativo, é preciso inserir a senha cadastrada no app para realizar as transações.

Não bastasse isso, as informações enviadas de um usuário para outro referente a transferências ou pagamentos são criptografadas. Isso quer dizer que elas são enviadas e recebidas em formato de código, que apenas o app consegue identificar e dar continuidade à transação.

Sendo assim, não é preciso ter receio em usar essa tecnologia. Quase 100% das transações realizadas por meio de uma carteira digital com QR Code vão estar a salvo de fraudes. Ou seja, muito mais seguro que usar dinheiro e até cartão, pois o primeiro pode ser roubado e o segundo clonado.

Aliás, mesmo que um celular seja roubado, o cliente tem a oportunidade de bloquear o aplicativo para aquele dispositivo. Isso garante que uma pessoa com acesso ao smartphone não pode acessar e nem utilizar o app para fazer pagamentos ou transferências.

Sendo assim, os pagamentos via QR Code estão se tornando cada vez mais populares por conta do grande número de pessoas que têm acesso ao smartphone e dos novos aplicativos que utilizam essa tecnologia, como o Code Money. Dessa forma, realizar vendas e pagar por algo ficou mais simples, rápido e seguro.

Pagamentos instantâneos e mais benefícios chegando

O órgão regulador do sistema financeiro (BACEN) vem trabalhando para implementar o pagamento instantâneo no Brasil. Este serviço permite que usuários realizem transferências de recursos de forma instantânea e a qualquer hora do dia (24/7).

Ele vem para solucionar questões como: as altas tarifas bancárias que são cobradas em transações financeiras; a grande utilização de dinheiro em espécie, que é muito burocrática para os usuários e demorada para os cofres públicos; além do alto custo em operações de crédito e débito.

Sendo assim, o pagamento instantâneo apresenta muitas vantagens para os agentes da cadeia comercial: estabelecimentos, usuários e fintechs. Visto que o usuário precisará apenas de um smartphone, uma empresa que realize a transação e uma carteira digital.

Essa nova forma de realizar transações está em processo de implementação. O que deve demorar um pouco para ficar disponível à população e às empresas. Porém, o ideal é que isso seja agilizado, pois países como China, Índia e quase toda a Europa já fazem uso dessa tecnologia.

O que se espera é que daqui a um tempo possamos utilizar apenas o smartphone para realizar todos os nossos pagamentos. O que tornaria o dia a dia muito mais prático, visto que esse aparelho já faz parte da rotina de milhões de brasileiros.

Website: https://www.codemoney.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato