Em negocios / noticias-corporativas

Contador: entre os 4 profissionais mais contratados no Brasil

O Contador vem se mostrando como um profissional mais do que necessário para o mercado do trabalho, ainda mais no cenário atual, repleto de novidades fiscais, contábeis e trabalhistas.

Os Contadores estão entre os 10 profissionais mais contratados do último ano, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Uma pesquisa realizada pelo site Quero Bolsa, com apoio de alguns dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), garante a veracidade desta informação: segundo o levantamento, Contadores e Auxiliares Contábeis se encontraram em 4º lugar no ranking de admissões do ano passado.

Apesar da antiga discussão acerca da profissão e o papel do Contador no futuro, é certo que esse profissional continuará sendo vital, um protagonista dos anos que estão por vir, assim como profissionais de setores administrativos, financeiros, etc. No entanto, será preciso adaptar-se a um mercado mais dinâmico e digital, que busca profissionais analíticos, com perfis aptos para tomada de decisão.

Já de olho neste novo cenário, o próprio Conselho Federal de Contabilidade vem criando regulamentações e obrigações para preparar o profissional da área contábil a trabalhar no mundo digital em instituições, organizações ou empresas variadas, sejam elas do setor público ou privado.

O Programa de Educação Continuada, por exemplo, é um grande exemplo disto. Regulamentado pela NBC PG 12, este programa surgiu com o intuito de garantir que Peritos, Contadores e Auditores – dentre outras habilitações profissionais – estejam se preparando para o futuro.

Anualmente, através do Programa, esses profissionais devem comprovar que estão se capacitando em suas respectivas áreas de atuação. Cursos, palestras e treinamentos podem ser contabilizados no Programa de Educação Continuada Profissional do CFC. Desse modo, investem em seus currículos e garantem ao Conselho que estão em um processo contínuo de aprendizado.

Na Área Empresarial ou Contábil, quando se fala em aprendizado e aquisição de conhecimento, a CEFIS, Arquivei e ContaAzul se destacam. Apesar de terem propósitos distintos, todas elas buscam educar (CEFIS) e facilitar a rotina do Gestor ou Profissional Contábil (Arquivei e ContaAzul).

João Arlindo Gusmão, professor da CEFIS e Auditor Fiscal na SEFAZ-GO, comenta que, com o surgimento do mundo SPED, onde as informações saíram do mundo digital, o Contador passou a ter uma necessidade ainda maior por Educação Continuada: “o avanço no mundo digital ocorreu não apenas na esfera contábil, mas também da parte do Fisco”.

Uma vez que surgem mudanças, sejam tecnológicas, culturais ou sociais, é necessário rever conceitos e estudar. Independentemente de ser Contador, participar do Programa de Educação Continuada ou não, é importante criar e manter uma rotina de estudos. O futuro é agora e exige profissionais capacitados.

Também vale lembrar que as experiências e habilidades contam, assim como títulos e diplomas já conquistados. Resta ao "Profissional do Agora" conciliar suas metas pessoais com as demandas do mercado.

Website: https://cefis.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato