Em negocios / noticias-corporativas

Frente Parlamentar do Empreendedorismo une inciativa privada e governo em prol das pequenas empresas

O Legislativo paulista e as entidades integrantes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo – FREPEM se uniram mais uma vez em busca de alternativas para o fortalecimento dos pequenos negócios no País. A primeira reunião do mandato 2019 – 2023 foi realizada na nesta quinta-feira (09/05), na sede do Sindicato das Empresas Contábeis – SESCON-SP.

O Legislativo paulista e as entidades integrantes da Frente Parlamentar do Empreendedorismo – FREPEM se uniram mais uma vez em busca de alternativas para o fortalecimento dos pequenos negócios no País. A primeira reunião do mandato 2019 – 2023 foi realizada na nesta quinta-feira (09/05), na sede do Sindicato das Empresas Contábeis – SESCON-SP.

Na abertura do evento, o presidente da FREPEM, deputado Itamar Borges, apresentou a pauta de Frente. “A nova lei de compras governamentais, plano estadual de desburocratização, inovação tecnológica, educação empreendedora e todas as ações e políticas públicas de fomento ao ambiente de negócios fazem parte da nossa pauta de trabalho. Juntos, vamos continuar nossa missão em defesa do empreendedorismo e colocar São Paulo em destaque”, disse o parlamentar.

De acordo com a Pesquisa GEM, do Sebrae, o Brasil passou de 14,6 milhões de empreendedores para 49,3 milhões sem 10 anos, entre 2007 e 2017. O número de pessoas entre 18 e 64 anos que exerciam alguma atividade empreendedora no país mais que triplicou no período.

Além disso, segundo o Ministério do Trabalho, as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) já respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, totalizando 16,1 milhões de postos.

Os números foram reforçados pelo assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos. O ex-ministro e ex-presidente do SEBRAE foi um dos palestrantes convidados da FREPEM. Com o tema “Pequenas Empresas: Cenários e Perspectivas”, Afif falou sobre a importância de se criar mecanismos para que as pequenas empresas cresçam. Neste sentido, ele destacou o trabalho da Frente, presidida por Itamar. “Essa sua luta é muito respeitável, você foi prefeito empreendedor e conhece a realidade do ambiente econômico e das empresas do nosso país. Parabéns, Itamar. Nós somos aliados no combate a esta má burocracia e foi por meio do parlamento que obtivemos grandes conquistas”, destacou Afif.

Na mesma linha, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, citou a estrutura da pasta baseada nos pilares de inovação tecnológica, crescimento econômico sustentável, geração de trabalho e renda, atração de investimentos, fomento ao empreendedorismo, qualificação e expansão do ensino técnico, tecnológico e profissionalizante, e da universidade virtual para atender às necessidades da população e às demandas de mercado.

Participaram do evento autoridades, lideranças políticas e dirigentes das entidades que integram a frente parlamentar, além de associações, federações empresariais, órgãos de fomento, instituições de pesquisa e universidades.

Sobre a FREPEM

Criada em 2011, a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal tem como objetivo defender os interesses dos empreendedores das micro e pequenas empresas. Composto por 57 deputados estaduais e 58 entidades parceiras, entre elas o SESCON-SP, as associações e federações empresariais, os órgãos de fomento e as universidades, o grupo debate, propõe e monitora políticas públicas em prol do empreendedorismo, estratégia importante para o desenvolvimento econômico e social.

Entre as principais conquistas da FREPEM estão a ampliação dos programas de fomento à inovação, nova lei de compras governamentais, modernização dos sistemas da Junta Comercial, inserção da disciplina de empreendedorismo na rede pública, aumento das escolas técnicas, ampliação dos programas de microcrédito, além do apoio a diversas pleitos junto ao Governo Federal e Congresso Nacional, como a universalização do Simples Nacional e o fim da “Guerra dos Portos”.

Website: http://itamarborges.com.br

 

Tudo sobre: 

Contato