Em negocios / noticias-corporativas

Planejadores Financeiros atuarão na Semana Nacional de Educação Financeira

De forma totalmente voluntária, 480 profissionais certificados CFP® se mobilizam para levar informações sobre planejamento financeiro às pessoas durante a 6ª Semana ENEF

Empenhados em estimular a educação e a conscientização financeira, especialmente na população de baixa renda, 480 planejadores financeiros CFP® irão promover palestras e clínicas, em todo o território nacional, durante a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que será realizada de 20 a 26 de maio. A ação com os profissionais é uma iniciativa organizada pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No total, serão realizados aproximadamente 450 eventos presenciais e a expectativa é alcançar cerca de 20.000 pessoas.

Entre os locais que receberão voluntários, estão algumas instituições orientadas para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, como: ADRA Brasil, CAPS Adulto, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, Instituto Apontar, Instituto Sicoob, Instituto Legado e Rede Cidadã.

Segundo Luiz Correia, planejador financeiro CFP® e coordenador da Comissão de Conscientização Financeira da Planejar, a ideia da Semana ENEF é levar para as pessoas "conceitos que possam dar protagonismo a elas". "Os voluntários realizam um grande trabalho desde a prospecção de lugares, até o momento das palestras e clínicas em si. Todos estão envolvidos desde o princípio e buscam compartilhar a oportunidade de retornar para a sociedade o conhecimento adquirido com a experiência na área", afirma.

Essa é a 6ª vez que a Planejar apoia a Semana ENEF, que tem como objetivo divulgar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), política pública lançada em 2010 com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária da população, bem como contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Para visualizar a programação completa, os interessados devem acessar o site da Semana ENEF (www.semanaenef.gov.br).

Sobre a Planejar
A Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) é uma associação que congrega todos os planejadores financeiros CFP® no Brasil e demais profissionais interessados na atividade de planejamento financeiro pessoal. No Brasil, a Planejar é a única entidade afiliada ao Financial Planning Standards Board (FPSB) e autorizada a conceder a certificação CFP®, selo internacional de excelência para profissionais que atendam os mais altos padrões em planejamento financeiro. Atualmente, 4.200 planejadores financeiros possuem a certificação CFP® no Brasil.

Saiba mais sobre a Semana ENEF
A Semana Nacional de Educação Financeira - Semana ENEF - é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).
Na semana, ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.
Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2018, contou com quase 7.000 eventos, alcançando mais de 4 milhões de pessoas em 1.134 cidades em todo o Brasil.

Conheça o CONEF - Comitê Nacional de Educação Financeira
O CONEF é formado por representantes das seguintes instituições: Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Educação; Ministério da Fazenda; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); B3; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg); Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN); Sebrae; e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).
O Comitê também mantém convênio com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), para a concepção, planejamento, estruturação, desenvolvimento e administração de iniciativas de educação financeira de caráter transversal que integram a ENEF.

Website: https://www.planejar.org.br/

 

Tudo sobre: 

Contato