Em negocios / noticias-corporativas

Cresce o número de franquias no interior de São Paulo

Pesquisa recente da ABF mostra o avanço das franquias no interior de São Paulo. O segmento de moda é um exemplo do processo que leva com sucesso as novidades do segmento de joias para pequenas e médias cidades.

A região sudeste do Brasil tem 56,8% das franquias do país, segundo pesquisa feita no ano passado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). A manutenção do ritmo gradativo do crescimento econômico e a continuidade de iniciativas para aumento de eficiência e inovação por parte das redes, levaram o setor de franquias a um crescimento nominal de 8,4% no segundo trimestre de 2018.

A pesquisa também mostrou o avanço das franquias para cidades do interior. “O movimento de interiorização das franquias brasileiras é uma realidade. Hoje vemos marcas conhecidas em pequenas cidades, distantes dos grandes centros urbanos. Essa capacidade de o franchising chegar a todos os lugares deste imenso Brasil levando marcas, produtos e serviços para todos os públicos, revelam a força do setor e a certeza de que as franquias continuarão expandindo em todo o território nacional”, afirmou o presidente da ABF Altino Cristofoletti Júnior, presidente da ABF.

A lista das 20 cidades paulistas que tiveram maior variação de crescimento em número de redes e unidades entre 2016 e 2017, mostra dois movimentos; a interiorização do franchising no Estado e a significativa chegada de marcas na capital paulista e adjacências.

Os dados desse levantamento da ABF confirmam o crescente movimento de interiorização das franquias pelo Brasil e especificamente no Estado de São Paulo. "Essa expansão das redes para fora dos grandes centros urbanos abre novas oportunidades de geração de emprego e renda nas cidades menores e leva marcas com seus produtos e serviços conhecidos para que a população local tenha acesso mais facilmente”, observa Altino Cristofoletti Júnior.

A pesquisa da ABF mostra também um movimento de mais redes atuando na capital do Estado, número que são atribuídos a dois fatores: São Paulo é uma praça fundamental para o fortalecimento da marca e estabelecimento de conexões (com potenciais fornecedores, investidores, parceiros e candidatos a franqueados) e à redução dos custos, especialmente de aluguel.

Case de sucesso

Um dos segmentos que comprovam o avanço das franquias para o interior é o de moda. Com mais de 30 anos de mercado, a Convex maior fabricante de joias em aço e prata do Brasil já tem no Estado de São Paulo 16 unidades, sendo três delas na capital.

Um exemplo de quem investe no segmento vêm de Ribeirão Preto. O ex-analista de sistema Jhonatha Silva tem duas franquias na cidade: uma no Ribeirão Shopping e a segunda no Iguatemi. "Tenho as franquias há pouco mais de um ano. Depois de um estágio na faculdade montei uma empresa de marketing digital, onde nasceu o gosto por empreender. A agilidade no processo padronizado e funcional me fez apostar no segmento de joias", explicou.

Em São José do Rio Preto, no noroeste paulista o empresário José Antônio escolheu o Plaza Shopping para abrir sua franquia há quatro anos. “Quando o modelo de negócio já está formatado fica mais fácil o processo. Já no primeiro momento, eu gostei bastante da qualidade das joias e também da resposta rápida da franquia na solução das solicitações”, argumentou.

O empresário Alexandre José Fiochi escolheu o Shopping Internacional de Guarulhos para concretizar um sonho antigo de empreender no segmento de joias. Há nove meses, o ex-representante comercial agora virou empresário. “Fiz muitas pesquisas e procurava uma empresa já estabelecida e com processos definidos, porque precisava de praticidade no negócio. Como a empresa é antiga no setor joalheiro e com muita experiência de produto, me ofereceu um apoio diferenciado”, explicou Alexandre Fiochi.

Os três empresários estão otimistas e reforçando os estoques com a proximidade do segundo período mais importante para o comércio que compreende, Dia das Mães e Dia dos Namorados. "Oferecer um produto de qualidade e com preços competitivos nos centros importantes de comércio da capital e do interior paulista, cria o nosso diferencial para chegar aos quatro cantos do Brasil", afirma Claudinei Parro, diretor comercial da Convex Franchising.

Website: http://www.convexbrasil.com.br

 

Tudo sobre: 

Contato