Em negocios / noticias-corporativas

Qual é a importância da comunicação na liderança estratégica?

Uma coisa é o que o líder/gestor acha que está comunicando. Outra coisa é o que as pessoas estão entendendo.

A comunicação é a troca e o fluxo de informações e ideias entre pessoas. Uma comunicação só é eficiente quando o receptor (quem escuta) for capaz de entender exatamente aquilo que o emissor (quem fala) desejou comunicar.

Mas a comunicação não se resume apenas em transmitir palavras. As ações também transmitem uma mensagem. Se as ações não forem coerentes com as palavras, a mensagem não será eficaz.

O líder/gestor estabelece um exemplo e um padrão a ser seguido por todos, e lidera por meio da comunicação, que deve estar alinhada com os objetivos organizacionais e voltada para resultados.

Se for levado em conta que o líder passa de 50% a 80% de seu tempo comunicando-se com as pessoas, a conclusão é que, se ele não se comunicar de modo eficaz e estratégico, a maior parte de seu tempo estará sendo desperdiçada, e seus resultados ficarão seriamente comprometidos.

A revista Você S/A de fevereiro de 2019 trouxe os dados de uma pesquisa que aborda os estágios para uma pessoa se tornar um líder estratégico. Gabriela Almeandra Dutra, Tatiana Almeandra Dutra e Joel Dutra estudaram 300 executivos do Brasil durante quatro anos e perceberam que existem três estágios até alguém se tornar um líder estratégico. E se comunicar de forma clara é um dos requisitos essenciais para motivar a equipe e, consequentemente, ter um time produtivo.

O professor David Thomas, da Harvard Business School, fez a seguinte afirmação quanto à relação entre liderança e comunicação:  “O que você diz é só o começo. Seu comportamento, ações e decisões também são maneiras de se comunicar. Os líderes devem aprender como criar uma mensagem consistente por meio disso”.

Portanto, uma coisa é o que o líder/gestor acha que está comunicando. Outra coisa é o que as pessoas estão entendendo. E só há um meio de mudar o entendimento das pessoas: mudando o modo como nos comunicamos.

Esse é o intuito da empresa MediAções Brasil, que trabalha com o desenvolvimento de líderes e gestores. "Nosso trabalho é auxiliar os líderes e gestores a transformar a comunicação organizacional em comunicação estratégica, por meio de técnicas e ferramentas cientificamente comprovadas.", esclarece Isabel Dantas, fundadora da MediAções Brasil.

*Isabel Cristina Dantas Barra - Fundadora do MediAções Brasil. Mediadora de Conflitos Certificada pelo ICFML. Doutoranda em Direto pela Universidad John K. Kennedy.  Advogada Colaborativa certificada pelo IBPC. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho. Life e Executive Coach. Coautora do livro “Um novo olhar para o conflito – diálogo entre Mediação e Constelação Sistêmica”.

 

 

 

Website: https://www.mediacoesbrasil.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato