Em negocios / noticias-corporativas

Startup lança teste inédito de perfil profissional para empreendedores e trabalhadores

Baseado em métodos de avaliação bem conhecidos no universo de psicólogos e coachs, a empresa mineira meuBiZ lançou no mercado uma ferramenta inédita de teste de personalidade, útil para empreendedores e empregados.

Baseado em métodos de avaliação bem conhecidos no universo de psicólogos e coachs, uma startup do ramo de fusões e aquisições lançou no mercado uma ferramenta inédita de teste de personalidade denominada Perfil Profissional .

O objetivo do teste é orientar o profissional sobre se ele deve ou não empreender, identificando quais tipos de atividade ele mais domina e verificando que tipo de negócio melhor se encaixa em seu perfil comportamental .

Para o candidato que pretende se inserir no mercado de trabalho, a ferramenta é funcional para identificar se o participante do processo seletivo tem ou não as competências necessárias para exercer determinada função, minimizando também a questão da subjetividade - um dos desafios enfrentados pelo departamento de RH durante as entrevistas.

O teste de perfil profissional é realizado por meio de um questionário em que o candidato indica as opções que mais se aproximam de como ele agiria em determinadas situações. Por ser uma ferramenta focada em questões objetivas e pertinentes, quando utilizada precisamente, contribui para levantar as características relevantes do avaliado e verificar se correspondem com aquelas requisitadas.

Como Descrever Seu Perfil Profissional?

Por se tratar de um questionário, qual será a resposta ideal? Muitos participantes fazem essa pergunta no momento da aplicação dos testes. Não existem respostas certas ou erradas. As opções que cada candidato deverá escolher serão aquelas que mais se aproximarem das suas verdadeiras características. Por isso, a melhor forma é ser sincero e não focar somente no perfil do profissional que a empresa procura. "Não adianta camuflar", afirma Felippe Ferreira, CEO do meuBiZ. "Nesse caso, ou você tem o perfil exigido ou não tem, e a empresa saberá disso".

No entanto, o teste não exime que o candidato busque informações sobre as características do perfil profissional que a empresa espera, para que você chegue mais preparado para a entrevista, contribuindo para que a contratação esteja mais próxima possível de acontecer.

De acordo com Felippe Ferreira, cofundador do meuBIZ, "Todo indivíduo possui características predominantes que influenciam sua forma de agir, de se relacionar e de tomar decisões. Conhecer seu perfil é o primeiro passo para abrir um negócio, encontrar um sócio, procurar um emprego ou escolher em que área atuar profissionalmente", portanto, é impossível forjar a escolha das alternativas. O uso dessa estratégia ficará ameaçado ao ser avaliado o nível de congruência das respostas. O melhor é que seja o mais honesto possível ao responder o questionário, lembrando sempre que os testes vão dizer muito sobre você.

Não pense que o teste não seja bom para os candidatos, tanto empreendedores quanto aos que estão em busca daquela tão almejada vaga de trabalho. O objetivo do teste de perfil profissional é tornar a contratação mais efetiva. O resultado é bom para os dois lados, empresa e colaborador. Uma contratação mais assertiva evita demissões, alta rotatividade nas empresas e todos ficam satisfeitos.

A partir da aplicação dos testes, é possível identificar experiências e atitudes do candidato diante de situações comuns ao cargo pretendido. Sabendo que as atitudes do ser humano estão relacionadas às habilidades técnicas e às características de sua personalidade, o teste de autoconhecimento irá considerar que a pessoa tenderá a agir da mesma forma quando estiver vivenciando algo pelo qual já passou.

Felippe Ferreira afirma também que a plataforma aponta, além das características psicológicas da pessoa que está se submetendo ao teste, as características do sócio ideal - para quem está em busca de uma sociedade - o que aumenta as chances de sucesso em um bom negócio .

O resultado irá permitir que você descubra qual o tipo de negócio que tem tudo a ver com suas habilidades, ou procure por vagas mais voltadas ao seu perfil.

A startup meuBIZ disponibiliza em sua plataforma a realização do teste profissional em menos de 20 minutos através do site .

Website: https://meubiz.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato