Em negocios / noticias-corporativas

Tecnologia, Inovação e Liderança com foco em Sustentabilidade são temas do 5º. Fórum Chico Mendes

O Evento será realizado no dia 14 de março, no Centro de Eventos da FIEP, em Curitiba, e reunirá especialistas de todo o país e também casos de sucesso de empreendedorismo sustentável.

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), a taxa total de empreendedorismo no Brasil em 2017 foi de 36,4%, o que significa que de cada 100 brasileiros e brasileiras adultos (18-64 anos), 36 deles estavam conduzindo alguma atividade empreendedora, quer seja na criação ou aperfeiçoamento de um novo negócio, ou na manutenção de um negócio já estabelecido. Em números absolutos isso representa dizer que é de quase 50 milhões o contingente de brasileiros que já empreendem e/ou realizaram, em 2017, alguma ação visando à criação de um empreendimento em um futuro próximo.

O empreendedorismo sustentável surgiu da necessidade de se buscar o crescimento econômico sem descartar a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e a conservação dos recursos naturais. O tema é uma tendência mundial e busca uma mudança no comportamento de empresas que se preocupam com o lucro e a perenidade do negócio, mas ao mesmo tempo e, principalmente, agregam valores ambientais e sociais.

É uma nova forma de se fazer negócios, de repensar o consumo, os processos, produtos e serviços de uma forma que supra as necessidades da sociedade e não somente as necessidades da empresa. Quando falamos em necessidades da sociedade não estamos falando somente de consumo, mas estamos falando de uma forma ampla, da necessidade de emprego de qualidade, de conservação dos recursos naturais, de descarte adequado. É preciso encontrar alternativas mais inteligentes, que sejam capazes de atender ao todo, de forma contínua, natural e sustentável.

A boa notícia é que existem inúmeras iniciativas de empreendedores brasileiros que atuam em vários nichos de mercado, como energia, resíduos, agricultura, siderurgia e também na administração pública. O Fórum traz a oportunidade de conhecermos algumas dessas iniciativas e também nos inspirar na busca de soluções que possam amenizar os diversos problemas da sociedade presente e futura.

Em sua quinta edição, o Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade foi desenvolvido para permitir a troca de informações e experiências do setor empresarial, incentivar o networking e o compartilhamento de iniciativas sustentáveis. Nessa edição, o tema Empreendedorismo Sustentável – Tecnologia e Liderança busca trazer a pauta novos negócios, produtos e serviços que sejam economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. O Fórum será formado por palestras, painéis e mesa de debates.

Programação:

 

8:30h - Credenciamento / Café de boas-vindas

9:00 - Painel 1 – Novo Mercado, Novos Negócios e Novos Empregos

Empreendedorismo e Inovação com foco na sustentabilidade com FILIPE CASSAPO (FIEP)

Gerando Impacto através da sustentabilidade: O novo jeito de se fazer negócios com GUSTAVO LOIOLA (ISAE/FGV)

Negócios para uma sociedade mais sustentável com IRENE VIOTTI (SEBRAE)

Formando parcerias para a obtenção de melhorias sociais e ambientais com PROF. DR. RODRIGO BERTÉ e PROF. MS. ANDRÉ PELANDA (UNINTER)

 

12:00h - Intervalo

13:00h – Painel 2 – Cases de Sucesso

Ações Sustentáveis da Base de Hidrografia da Marinha com JÔNATHAS MALAGUTH (BHMN)

Ações Sustentáveis na Usiminas Mecânica  com HEITOR TAKAKI (Usiminas Mecânica)

Energia do Futuro com RAILTON FAZ (Núcleo Ambiental Railton Faz)

Química Verde na Agricultura com LUCIANO GASPARINI (Aqua do Brasil)

16:00 Mesa de Debates com Glacidalva Andrade (Eletrobras Roraima)

16:30 - Coffee break e networking

17:00 - Encerramento.

As inscrições para o evento têm vagas limitadas e estão abertas a líderes, gestores, especialistas, acadêmicos e demais interessados no tema através do site: https://www.eventbrite.com.br/e/5o-forum-chico-mendes-de-sustentabilidade-empreendedorismo-sustentavel-registration-52821692103

 

Sobre o Instituto

 

O Instituto de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes – INPRA é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, fundada em 2004.  Mantém sedes administrativas no Paraná, no Município de Quatro Barras (APA do IRAÍ), na Região Metropolitana de Curitiba, em Fortaleza e em São Paulo. Saiba mais no site: http://institutochicomendes.org.br/site/

SERVIÇO:

 O evento será realizado no dia 14 de março de 2019, no Centro de Eventos da FIEP, na Avenida Comendador Franco, Jardim Botânico, Curitiba, com início às 8:30 e término às 17:00 horas. Maiores informações acesse o website do Instituto Socioambiental Chico Mendes. HTTP://www.institutochicomendes.org.br/forum

Website: https://institutochicomendes.org.br/forum-sustentabilidade/

 

Tudo sobre: 

Contato