Em negocios / noticias-corporativas

Força feminina: em dez anos, empresa tem crescimento exponencial da participação de mulheres em postos-chave

Com quadro de funcionários diversificado, Sunnyvale lembra lutas e conquistas das mulheres no ambiente de trabalho. Atualmente, 26% do quadro de funcionários da empresa, em diferentes áreas e funções, é composto pelo sexo feminino.


No mês de março, costumeiramente são lembradas as lutas e conquistas das mulheres no âmbito dos direitos civis e no mercado de trabalho. Segundo Pesquisa Women in Business, divulgada em 2017, 16% dos postos de liderança das empresas brasileiras são ocupados por mulheres; em cargos gerenciais e de liderança, cerca de 19% das empresas brasileiras têm mulheres, índice menor que a média global, que é de 25%. Contudo, e inegável que o quadro, apesar de ainda ser discrepante se considerada a participação masculina no universo executivo, vem evoluindo.

Atualmente, na Sunnyvale, empresa que há mais de 40 anos comercializa no país equipamentos e soluções para acabamento em linhas de produção industrial, como codificadoras, tecnologias de automação industrial, segurança, entre outras, as mulheres compõem 26% do quadro total de funcionários.

Em relação aos cargos de liderança, em 2009, as mulheres ocupavam 7% dos postos; hoje, representam 31% desse percentual, o que mostra um crescimento significativo da presença feminina nos últimos dez anos, inclusive, em sua Direção Geral, ocupada por Claudia Nishikawa, que assumiu o posto durante o processo de transição de liderança da companhia iniciada em 2018.

"O critério para valorização profissional na Sunnyvale é a competência, e, para isso, independe se o profissional é homem ou mulher. Investimos em qualidade, tanto em tecnologia, como em pessoas, para mantermos e expandirmos as conquistas de nossa marca, construída em uma trajetória de mais de 40 anos no mercado brasileiro", salienta Claudia.

Há oito anos na Sunnyvale, a gerente de marketing Valéria Mateus assistiu de perto ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho e compartilha a visão acumulada durante a passagem por outras empresas de segmentos diversos. "Quando comecei minha carreira, e ao longo de muitos anos, fui a única mulher nas salas de reuniões. Felizmente, a mulher vem conseguindo mais espaço no mercado de trabalho e longe ainda de ser igualitário, vem ganhando maior representatividade. A Sunnyvale é um exemplo neste sentido, inclusive tendo muitas mulheres em cargos de liderança", afirma.

Com 24 anos de profissão, Maria Fernanda Dias, supervisora de vendas de consumíveis, também assistiu de pertinho ao crescimento da participação feminina no mundo corporativo. "Certa vez, li um artigo sobre o tema "Mulheres em cargos de liderança", e me chamou bastante a atenção e me fez refletir sobre minha postura como líder. Ao contrário do que ainda é um pensamento comum, de que as mulheres não podem ser sensíveis e empáticas em suas funções, percebi que essas são características e habilidades essenciais para exercer uma boa gestão e obter o engajamento da equipe e atingir os resultados", analisa.

Vanessa Rodrigues, supervisora de vendas de Robótica Industrial (segmento tipicamente associado a homens), também enxerga uma importante evolução na participação feminina no mercado de trabalho, e ressalta que essa participação deve vir através da competência e recíproco reconhecimento profissional. "As mulheres estão se sentindo mais à vontade para lutar por suas ambições e projetos, seja por uma liderança ou não. Cada mulher, que trabalha ou já trabalhou na Sunnyvale, é reconhecida verdadeiramente por sua inteligência, capacidade, empenho e profissionalismo. Nós devemos fazer a nossa parte, seja, defendendo ou incentivando para que essa seja a realidade todos os dias, seja aqui ou em qualquer outro lugar", ressalta.

"Sinto muito orgulho de ser uma entre tantas mulheres que fazem parte da luta constante em busca de melhores condições de vida. E essa luta ocorre tanto na vida pessoal, quanto no mercado de trabalho, com melhores cargos e salários, equiparando-se ao dos homens. Ainda estamos longe do mundo ideal, mas acredito que já avançamos muito se olharmos para o passado não muito longínquo. Um exemplo da mudança positiva do papel das mulheres é a Sunnyvale, onde a quantidade de mulheres no cargo de chefia é alta, desde a diretora, passando por gerentes e coordenadoras. Essas mulheres estão nesses postos pela competência e pelo trabalho demonstrado ao longo de suas carreiras", afirma Helia Mitiko, coordenadora de controladoria.
Para Alessandra Antiqueira, advogada, o principal desafio das mulheres no mercado profissional ainda é o respeito da sociedade em relação às suas escolhas. "O respeito ainda é o principal desafio enfrentado pela mulher na sociedade contemporânea", diz.

Além da liderança

Não é apenas nos cargos de liderança que a presença feminina se destaca na Sunnyvale. Em diferentes áreas da empresa, e desempenhando funções variadas, profissionais do sexo feminino também estão presentes, e se sentem valorizadas pelas suas respectivas competências profissionais.

"Há muito deixamos de ser o gênero que ocupa postos secundários. Hoje, somos estagiárias, trainees, auxiliares, assistentes, analistas, vendedoras, supervisoras, gerentes, diretoras", diz Priscilla Leme, auxiliar administrativa de vendas.

"Hoje, tanto as mulheres, quanto as empresas, estão deixando de lado os velhos paradigmas. É claro o fato de que cada vez mais mulheres vêm conquistando um maior espaço no mercado de trabalho", salienta Vanessa Pereira, assistente financeiro.

"O sucesso da mulher na sociedade depende exclusivamente dos seus esforços pessoais. Por isso, a cada dia, conquistamos ainda mais o nosso espaço, seja no mercado de trabalho, seja na vida", pontua Andreza Ballet, analista de administração de pessoal.

"Ao longo dos anos, a mulher mudou o cenário no mercado de trabalho, mostrando-se importante e competente para enfrentar os desafios em uma empresa", diz Vanessa Passos, assistente administrativo técnico.

"O mundo muda e as pessoas e empresas precisam se adaptar a essas mudanças. As mulheres estão se adaptando a essa nova realidade e conquistando seu espaço com trabalho e competência, e não por serem mulheres", ressalta Renata Sakaguchi, assistente administrativo comercial.

Website: http://www.sunnyvale.com.br

 

Tudo sobre: 

Contato