Em negocios / noticias-corporativas

Segundo dados, cresce número de empresas de telecomunicações no Brasil: crescimento aumenta demanda para o setor contábil especializado

É possível economizar substancialmente em impostos através de um planejamento tributário especializado para empresas de TELECOM? Empresa possui opção contábil inteligente para empresas de telecomunicações e provedores de internet

Belo Horizonte, 15 de fevereiro de 2019.

 

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cresce frequentemente, no Brasil, o número de empresas do ramo de telecomunicações (primordialmente, provedores de internet). A exemplo de tal fala, pode-se destacar pesquisa realizada em fevereiro de 2018, onde havia o registro de cerca de 29 milhões de contratos de banda larga ativos no país. Tais números indicavam um crescente de 336 mil contratos em se comparando com a mesma data do ano anterior. Ainda sob tal foco, pode-se acrescentar a informação do “bum” de pequenos provedores. Empresas de internet de banda larga fixa (aquelas que não são ligadas a grandes grupos) tiveram um aumento, já em 2019, de 290 mil contratos em operação. Trata-se, pois, de um mercado em ascensão.

Partindo do perfil do referido mercado, “nasce” uma demanda consistente de empreendedores com conhecimento de sua área, mas, com dificuldades na parte administrativa de seu negócio. Surge, então, uma demanda considerável para o setor contábil. Atualmente, muitos empresários consideram a contabilidade como um “mal necessário”. Mas, uma boa gestão estratégica contábil pode facilitar consideravelmente a tomada de decisões de uma empresa.

Existe um diferencial vantajoso na utilização de serviços contábeis: o fornecimento mais preciso (e de suma necessidade e importância) para empresas e indivíduos que não têm conhecimento acerca de regulamentações fiscais ou governamentais. Isso funciona em um âmbito mundial! No Brasil, entretanto, deve-se sempre levar em consideração que, para realizar a escrituração contábil, toda e qualquer empresa precisa ter um contador (em sua equipe ou de forma terceirizada) que possua registro no Conselho Regional de Contabilidade).

 

O contador em empresas de telecom deve ser um parceiro estratégico

Pensando em todo o contexto supracitado, a Previsa Contabilidade apresenta, já a longa data, um programa focado e inovador de serviço contábil voltado exclusivamente para empresas de telecomunicações e internet com o objetivo de preparar a empresa em todos os estágios de desenvolvimento. O que é ótimo para que o empreendedor da área se sinta confortável e seguro em todas as etapas de sua empresa.

A empresa, que cuida com eficiência de toda a área de contabilidade geral, trabalha, também, na contabilidade especializada para o setor de telecomunicações, planejando de forma detalhada os tributos com o intuito de minimizar os custos fiscais e respeitando as leis que vigoram na área de Telecomunicações (área com tantas particularidades e que precisa de total cuidado e atenção).

Dessa forma, existe um empenho em todos os indicadores, relatórios gerenciais, gestão de cargos e salários, mapeamento de perfis, construção de organogramas.... E toda uma demanda que visa auxiliar o empresário nesse processo de abertura e continuidade da sua empresa. Os serviços voltados para telecomunicações são inovadores, logo, a Previsa trata toda a demanda da mesma forma: com inovação, dedicação e foco no desenvolvimento adequado de seus clientes.

Cabe ressaltar que a Previsa Contabilidade trabalha com uma gama de profissionais especializados e resguarda soluções fiscais e jurídicas, além de todos os quesitos importantes para legalização de empresas. É importante ter em mente que, no caso específico de Telecomunicações, alguns órgãos são envolvidos na legislação (primordialmente, a Anatel), sendo assim, é de suma importância ter confiança em sua equipe de contabilidade.

Aqui, destaca-se, também, a ideia de que o contador, desde o início de seu trabalho, é um grande parceiro do empreendedor no controle dos processos da contabilidade da empresa e, além disso, no planejamento estratégico e tributário. É exatamente esse um dos focos da Previsa Contabilidade para com seus clientes e, para tanto, a mesma trabalha com profissionalismo e com uma equipe direcionada especialmente para a presente área, além de realizar uma contabilidade com transparência. A Previsa trabalha de forma extremamente comprometida com a ordenação das finanças, registrando os atos e fatos da empresa cliente e acompanhando toda a documentação e processos devidos.

 

Profundo conhecimento do ramo de telecom agiliza os trâmites contábeis

Percebemos, ao longo destes anos, que o alto custo das tarifas para os usuários é, na verdade, um reflexo dos impostos que as operadoras precisam pagar para prestarem os serviços de TELECOM/ISP no país. Dentre os muitos impostos, o protagonista é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que pode ser considerado o grande vilão. E, também, verificamos que há uma certa dificuldade em saber interpretar a diferença entre o Serviço de Valor Adicionado (SVA) e o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e como contabilizar corretamente.

Dentre os serviços de telecomunicações a serem contabilizados, destacam-se os Serviços de Comunicação Multimídia (SCM), o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), os Serviços de TV a Cabo, os Serviços de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal (MMDS), os Serviços de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH), o Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA) e os Serviços de Acesso Condicionado (SeAC).

Dentre os serviços de valor adicionado, destacam-se os Serviços de movimento de Acesso à internet, bem como os Serviços de Voz sobre Protocolo IP (VOIP).

Diante de tantas regras e informações, nota-se que os empreendedores se perguntam: será que há uma forma de reduzir os custos e aumentar a lucratividade por meio de uma assessoria Contábil para empresas de Telecom

 

Redução de custos em empresas de telecom através da contabilidade é possível?

Criada há quase 40 anos, a PREVISA CONTABILIDADE tem como objetivo assessorar os clientes em todas as áreas de seu negócio. Para tanto, a empresa atende segmentos específicos de mercado, além de negócios de diferentes tamanhos. Uma das características da Previsa é seu atendimento com excelência.

Muitos clientes estão satisfeitos e indicam a Previsa: “Desde o dia que conheci a Previsa vi um trabalho excepcional, bem profissional, uma equipe e estruturas bem grandes, com salas de treinamento, toda uma equipe para de acordo com o segmento de Provedor de Internet. Hoje é muito difícil acompanhar, com todas as mudanças que ocorrem todos os meses em alguma lei, em algum tributo, a receita está sempre mudando alguma coisa, e eles estão sempre se atualizando e aperfeiçoando para atender melhor seus clientes. Para mim é uma das melhores Contabilidades do segmento. ” Robson Lima da Silva – Presidente da Abramulti – Associação Brasileira de Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet e Proprietário da Ativa Telecom

Para mais informações, entre em contato com:

Letícia Rodrigues

relacionamento@previsa.com.br

+55 (31) 3244 3100

+55 (31) 99967-7662

 

 

Website: https://www.previsa.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato