Em negocios / noticias-corporativas

Para os profissionais de odontologia, Brasil é um país positivo para a profissão

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou, em 2010, que o Brasil é o país que detém o maior número de dentistas do mundo, com aproximadamente 19% desses profissionais. Arredondando, a cada 10 dentistas de todo o mundo, quase 2 são brasileiros

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou, em 2010, que o Brasil é o país que detém o maior número de dentistas do mundo, com aproximadamente 19% desses profissionais. Arredondando, a cada 10 dentistas de todo o mundo, quase 2 são brasileiros.

Porém, outra estatística que chama a atenção é a concentração dos profissionais. 57% deles estão em apenas três estados, sendo 33% em São Paulo e aproximadamente 12% em Minas Gerais e mais 12% no Rio de Janeiro.

De 2010 para cá, o número de odontologistas cresceu muito. O aumento foi de 42,27%, o que fez com que os profissionais passassem de 219.575 para 312.403, de acordo com dados do CFO. O número é maior do que a população da cidade paulista de Taubaté, por exemplo, que é de aproximadamente 311.584 pessoas.

O país é positivo para o desempenho da profissão por parte daqueles que já estão formados, além de ter boas pretensões para o futuro dos que estão estudando ou pretendem iniciar seus estudos na área. Vamos aprender mais sobre o assunto para saber como anda o cenário da odontologia no Brasil.

Como anda o mercado de odontologia no Brasil?

Aquecido, e a tendência é se manter assim ainda por um bom tempo. Afinal de contas, há uma grande concentração em um pequeno número de estados, que estão entre os que a população é maior, além de um grande campo por todo o país.

É interessante destacar a proporção de dentistas no Brasil em relação à população. Uma estimativa de agosto de 2018, também do IBGE, indicou que a população tem por volta de 208,5 milhões de habitantes e, com isso, a cada 667 pessoas, há um dentista.

São 1.498 dentistas a cada 1 milhão de pessoas no Brasil, número bem maior que o de outros países, como Alemanha (780), Japão (750), França (680), Estados Unidos (610), Reino Unido (430) e China (105), conforme dados disponíveis no portal Statista.

Outro ponto também importante é a alta qualidade dos cursos de odontologia ministrados em território brasileiro, de acordo com uma pesquisa feita pela Center for World University Rankings (CWUR), embora ainda haja pontos que podem ser melhorados.

As visitas da população ao dentista, que devem ser feitas pelo menos a cada seis meses, são menos frequentes do que isso. A Pesquisa Nacional da Saúde (PNS) 2013, feita pelo IBGE, mostrou que 55,6% dos brasileiros não havia visitado o dentista no período de um ano, antes de quando a pesquisa foi feita, o que é um indicativo que chama a atenção.

Odontologia: um mercado com espaço no Brasil

Como uma grande parte da população não visita o dentista com a frequência necessária, há espaço no mercado para esses profissionais. O índice de visitas pode melhorar com campanhas de conscientização, que mostrem à população a real importância de cuidar da saúde bucal.

Bons equipamentos, acessórios e mobília são essenciais para o bom desempenho das atividades de um dentista, de modo que o atendimento aos seus clientes seja feito com máximo profissionalismo, segurança e eficiência.

A i9 Equipamentos é uma empresa especializada nesse tipo de produto e oferece opções de alta qualidade, de
cadeira odontológica a motores, equipamentos para ortodontia, estética, periodontia e muito mais. A empresa atende a donos de clínicas e empresas, sejam os consultórios novos ou já existentes, de modo a oferecer o que há de melhor no mercado para os profissionais da odontologia.

Website: https://www.i9equipamentos.com.br/

 

Tudo sobre: 

Contato