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Atendimento online ganha espaço também no meio jurídico

Seguindo a tendência de áreas como a psicologia e medicina, escritório de advocacia lança plataforma de atendimento 100% online. Estatísticas apontam crescimento nas transações feitas por aplicativos e sites na internet

De acordo com estudo do Banco Central (BC), as transações bancárias efetivadas por aplicativos, internet banking e call centers tiveram um crescimento de 21%, no Brasil, considerando o biênio 2016-2017.

A pesquisa também aponta que as 66% das operações bancárias no País são feitas online ou por meio de atendentes ao telefone. Esse número é praticamente o dobro das transações efetivadas de forma física.

O mundo está caminhando para ser cada vez mais digital. Prova disso é o Relatório Global de Pagamentos 2018 da Worldpay que aponta um crescimento de 39% no comércio eletrônico até 2022, no Brasil. A estimativa é de que as vendas online atinjam a cifra de quase R$ 150 bilhões daqui a três anos.

Um fator que justifica esse otimismo é que os brasileiros passam, em média, 4 horas e 48 minutos usando o celular, segundo um estudo da empresa Statista. Além disso, uma pesquisa do SPC Brasil mostra que 74% dos usuários de smartphone, no País, aproveitam os recursos do aparelho para fazer algum processo relativo a compras na internet, como pesquisar preços, acompanhar a avaliação do produto ou serviço e fazer pagamentos.   

Pensando nisso, um escritório de Advocacia de Maringá, interior do Paraná, adotou uma ferramenta que permite o atendimento ser realizado de forma 100% virtual. Entre outros motivos, a praticidade, comodidade e agilidade são fatores que levaram o escritório a oferecer essa modalidade de atendimento.

Os clientes não precisam mais comparecer ao escritório físico para fazer uma consulta, tirar dúvidas, receber assistência jurídica ou até mesmo ajuizar uma ação judicial. Tudo isso pode ser feito em casa ou até mesmo dentro de um ônibus, desde que a pessoa esteja conectada à internet.

A inovação paranaense segue uma tendência no mundial. Em novembro de 2018, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou o atendimento psicológico online, bem como a resolução 2227/2018 do Conselho Federal de Medicina ampliou as possibilidades e permite que os médicos realizem consultas, diagnósticos e em alguns casos, até cirurgias online.

 

Lançamento

Atento à expansão da internet no cotidiano do público-alvo, um escritório de Advocacia de Maringá se tornou o primeiro do País a atender os consumidores de forma totalmente virtual. O projeto “Consumidor 100% Online” foi lançado em janeiro deste ano pelo sócio-fundador do escritório, o advogado Giancarlo Tozini Otani.

A ideia foi sendo elaborada desde o ano passado e tem como meta suprir as necessidades de alguns clientes. “Na correria do dia a dia, falta tempo para algumas pessoas comparecerem ao escritório pessoalmente. Isso interfere no atendimento, na entrega de documentos ou na assinatura de papéis para entrar com uma ação judicial. Ao apostar na tecnologia para resolver essa demanda, facilitamos bastante a vida das pessoas”, enfatizou.

O advogado também afirmou que disponibiliza o atendimento físico, na sede do escritório, mas conta que o projeto está sendo muito bem avaliado pelos clientes. A inovação permitiu até a amparar um novo consumidor que estava na Europa.

Giancarlo disse que o projeto está, aos poucos, sendo adaptado às necessidades dos usuários. “Após os primeiros atendimentos, antes mesmo de lançar o projeto, percebemos que a procura dos clientes ocorria em grande parte dos casos por meio do nosso site. Isso mostra que o público-alvo procura muitas informações e serviços pela internet. Essa ação fez com que implantássemos o certificado SSL em nossa página, para que as pessoas naveguem em nosso website com segurança”, destacou.  

 

Conteúdo

O projeto também se destaca por oferecer conteúdos que ajudam as pessoas a resolver seus problemas, sem contratar um advogado. No blog do Escritório, há diversas publicações de artigos e dicas sobre os mais variados assuntos.

Por exemplo, um post aborda as verdades e mentiras sobre ter o seu nome sujo. Outro artigo dá orientações sobre o que fazer quando o plano de saúde nega tratamento para determinada doença. Também há dicas para comprar um imóvel e até mesmo uma publicação sobre como aproveitar a Black Friday de maneira segura.

“Independentemente do segmento de atuação, uma empresa deve ser sensível às demandas do público-alvo e utilizar a tecnologia com criatividade e inteligência, porque estará, no mínimo, um passo à frente dos concorrentes. Resolver demandas jurídicas em casa ou em outro lugar é, sem dúvida, um desejo de muitas pessoas que priorizam fugir da burocracia e aproveitar melhor o tempo”, finaliza Giancarlo.

 

Sobre o Escritório Tozini e Armelin Advogados Associados

O Tozini e Armelin Advogados Associados é um escritório de advocacia localizado em Maringá (PR), com atuação nas áreas cível, trabalhista, empresarial e com um setor especializado em Direito do Consumidor. Tem como um dos sócios-fundadores, o advogado Giancarlo Tozini Otani, presidente regional no Paraná da Comissão de Direito do Consumidor da Associação Brasileira de Advogados.

 

Website: https://www.toziniearmelin.adv.br/

Website: https://www.toziniearmelin.adv.br/

 

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