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TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Com investimento de mais de R$ 115 milhões, obra permitirá a ampliação de 60% na capacidade do terminal<br/>

A TCP - empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, finalizou na 2a quinzena de novembro as obras de expansão de seu cais de atracação de navios, que passará dos atuais 879 metros para 1.099 metros de extensão e de 40,75 metros para 50 metros de largura. As obras consumiram investimentos superiores a R$ 115 milhões e serão concluídas com quatro meses de antecedência do prazo inicialmente programado.

Com a expansão e a consequente possibilidade do terminal de operar simultaneamente três dos maiores e mais modernos navios de conteinêres - além de um navio de transporte de automóveis (que atracarão em dolphins exclusivos) - em operação na América Latina, o Terminal de Conteinêres de Paranaguá ampliará em 60% sua capacidade de movimentação, que passará de 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano.

Em meados de 2019 a TCP também concluirá, com investimento de outros R$ 468 milhões, as obras de extensão da retroárea do terminal, que será ampliada de 330 mil m2 para cerca de 500 mil m2. As obras no Terminal de Contêineres de Paranaguá fazem parte do acordo de renovação antecipada do contrato de arrendamento do Terminal por mais 25 anos, a partir de 2024, assinada em abril de 2016 junto ao Governo Federal. O pacote de investimentos, o maior do setor portuário brasileiro na atualidade, supera os R$ 600 milhões em sua 1a fase.

"Com isso estamos preparados para suportar o crescimento da demanda de exportações, importações, cabotagem e transbordos em nossa área de abrangência pelos próximos 30 anos", afirma Juarez Moraes e Silva, diretor de Relações Institucionais da empresa.

Moraes e Silva ressalta que as obras de expansão contaram com tecnologia avançada, baseada em estacas em vez de aterros, o que, além de melhor qualidade final, garante menor impacto ambiental. "Usualmente, a expansão de um terminal é feita por meio de um aterro sobre o mar, o que gera mais impacto ambiental e menos qualidade final. Em nosso caso, toda a expansão foi feita com base em estacas sob o mar", explica.

O cais de atracação, por exemplo, estará equipado com cabeços duplos de amarração e defensas cônicas duplas, permitindo obras de dragagem de até 16m, o que possibilitará operar os maiores navios de contêineres pelos próximos 30 anos. "Além disso, ele também contará com sistemas de sinalização, iluminação em LED, sistemas de combate a incêndio e um inovador sistema de proteção para captação de águas oleosas, o que demonstra a constante preocupação da TCP com o meio ambiente".

Já a retroárea, além de construída sobre um sistema de estacas, será equipada com sistemas de iluminação em LED, três subestações de energia, sistemas de drenagem, sistemas de monitoramento que atendem as mais rigorosas normas internacionais e uma extensa rede de infraestrutura seca preparada para receber, no futuro, a modernização dos equipamentos elétricos de movimentação de contêineres. "Para proteção ambiental, a área expandida também utilizará um sistema de proteção para que em caso de derramamento de óleo e outros produtos perigosos, estes produtos fiquem retidos no sistema de separação impedindo que chegam ao mar", finaliza Moraes e Silva.

Sobre a TCP
A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá - um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul - e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

Em março de 2018, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 17 países e regiões e 34 portos. Em 2017 a CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.

 

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