Em negocios / noticias-corporativas

Melhores investimentos em 2019 prometem aquecer a economia

Entender o cenário à frente e observar os movimentos do mercado são atitudes importantes para investir bem em 2019

O ano de 2018 foi marcado por uma série de acontecimentos pontuais que impactaram a economia e o mercado de investimentos de forma direta. Greve dos caminhoneiros, corrida eleitoral e a vitória nas urnas de Jair Bolsonaro são exemplos desses eventos.

Quem soube entender estes acontecimentos, chega em dezembro com bons resultados obtidos em seus ativos aplicados. Para o próximo ano, é esperado uma economia mais moderada, isto é, livre da pressão desses eventos.

Além disso, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é esperado um crescimento na economia equivalente a 2,9%. Esse fato torna necessário entender os melhores investimentos em 2019 .

A redução do número de desempregados é um dos principais fatores que devem contribuir com este crescimento. O presidente eleito já sinalizou que mobilizará esforços para reduzir o número de pessoas que não possuem emprego, gerando com isso um movimento cíclico na economia.

Analisando estes dados, é possível criar um cenário favorável aos investimentos, aumentando a necessidade de começar uma preparação para entender o mercado e conseguir aproveitar as oportunidades.

É preciso considerar que as instituições financeiras também serão beneficiadas em um cenário onde há um crescimento da economia. Neste caso, os melhores investimentos em 2019, continuarão sendo os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) de bancos menores, pois podem apresentar melhores rentabilidades do que os mesmos títulos de instituições que ocupam maior parte do mercado.

Além disso, a Letra de Crédito Imobiliário e a Letra de Crédito do Agronegócio aparecem como boas opções de investimento, afinal há uma tendência para que estes setores sejam beneficiados com um aquecimento da economia.

Olhando para a renda variável, o discurso de Bolsonaro sobre a necessidade de privatizações das estatais promete estimular as ações de empresas importantes. Há uma tendência positiva em relação a este movimento, que agrada o mercado de capital e pode atrair investidores.

Consequentemente, investir em ações de estatais podem ser consideradas bons investimentos, mesmo que elas não entrem da agenda de privatizações, a agitação do mercado pode contribuir para a valorização dos ativos.

A expectativa sobre a redução do número de desempregados também deve afetar ações de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo em geral. Com o brasileiro recebendo mais, é esperado que se gaste mais, movimentando a economia e valorizando essas organizações.

Dessa forma, a concretização dessa estimativa, poderá acarretar na valorização dos ativos de empresas como Lojas Renner, Lojas Americanas e Magazine Luiza. Pois serão beneficiadas com o aumento do poder de compra dos trabalhadores.

Por último, para os investidores mais conservadores, o Tesouro Direto continuará sendo a principal alternativa na busca por melhores rendimentos que a poupança. Em 2018, o número de pessoas cadastradas no programa chegou a quase 3 milhões. E a quantidade deve aumentar no próximo ano, provando que os títulos públicos chamam atenção quando o assunto é renda fixa.

Website: https://artigos.toroinvestimentos.com.br/melhores-investimentos-2019

 

Contato