Em negocios / noticias-corporativas

Escola bilíngue - as vantagens do aprendizado de um segundo idioma desde a infância

Dilema dos pais na hora de optar por uma escola, ter compreensão maior sobre os benefícios do aprendizado de uma segunda língua desde os primeiros anos de vida pode ser decisivo para futuro

A fluência no inglês ainda está longe de ser conquistada pela maioria da população no Brasil. Segundo uma pesquisa do Conselho Britânico, apenas 1% da população brasileira é verdadeiramente fluente no inglês. Outros 4% têm alguma relação com o idioma em diferentes estágios abaixo da fluência plena. Isso quer dizer que apenas 10,5 milhões dos mais de 208 milhões de brasileiros tem alguma intimidade com o idioma.

Esse número mostra o tamanho do desafio para os educadores e das oportunidades para quem adquire a fluência no segundo idioma ainda na infância. Com este cenário, nos últimos anos as escolas bilíngues passaram a se popularizar.

Uma dessas escolas é a Cycle International School, a primeira escola bilíngue do ABC Paulista. Localizada na cidade de Santo André, o ensino do segundo idioma é parte da rotina diária dos alunos, e não apenas uma aula de inglês dentro da grade curricular como é comum encontrar na maioria das instituições de ensino ou mesmo um curso de idiomas. “Em uma escola tradicional com o auxílio de um curso de idiomas, o aluno será proficiente, mas nem sempre as situações didáticas oferecidas trarão as discussões e vivências necessárias para desenvolver a multiculturalidade. Em uma escola bilíngue como a Cycle, conseguimos trabalhar esses conceitos na sala de aula onde o conteúdo e a linguagem estão integrados”, explica a coordenadora pedagógica da Cycle International School, Susane Pereira.

Sem contar a praticidade e maior facilidade do aprendizado do inglês que uma escola bilíngue proporciona, a multiculturalidade também é um fator que traz benefícios futuros aos alunos de uma escola bilíngue.

Apesar das vantagens, a decisão por uma escola bilíngue ainda gera dúvida. Entre eles, o entendimento dos pais por qual metodologia de ensino querem oferecer aos seus filhos. “Em uma escola dita como tradicional, o ensino ainda se baseia em métodos comprovadamente eficientes, mas utilizados há muito tempo. Já uma escola mais nova traz metodologias mais ágeis, muitas vezes fora do comum para a grande maioria que, por vezes, deixa os pais com receio de colocarem seus filhos em um ambiente de maior experimentação”, comenta Susane Pereira, Coordenadora Pedagógica da Cycle.

Sobre a Cycle International School

Fundada em 2011, a Cycle International School é pioneira em educação bilíngue no ABC. Tem por base o ensino para a diversidade, fundamentado pela metodologia sociointeracionista. Nesse sentido, existe uma busca constante por uma formação humana focada em valores universais sob a ótica da aprendizagem pela experiência, o fomento das múltiplas inteligências, seguindo os pilares da educação para o século XXI (aprender a conhecer, aprender a saber, aprender a fazer, aprender a ser). 

Website: https://www.cycleschool.com.br

 

Contato