Em negocios / noticias-corporativas

É possível aproveitar a recuperação do mercado imobiliário e vender rapidamente um imóvel?

Reconhecer o bom momento do setor e usufruir de suas vantagens pode gerar melhores resultados

O mercado imobiliário é um dos setores que ajudou e continua ajudando o Brasil a superar a maior crise econômica de sua história. Uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) mostrou que o primeiro semestre de 2018 trouxe o melhor resultado desde 2013 em relação ao número de unidades comercializadas na cidade de São Paulo. O levantamento constatou um aumento de 52% em comparação ao período de janeiro a junho de 2017. E a mesma tendência de crescimento e otimismo percebida na maior cidade do Brasil também foi notada em outras regiões.

Diante desse cenário animador, muitos proprietários de imóveis que estavam há meses ou anos à venda sem uma negociação convincente foram surpreendidos e estão entusiasmados com os números positivos. Mas para aproveitar ainda mais o bom momento do segmento imobiliário, algumas medidas podem ajudar a acelerar as vendas e gerar resultados mais satisfatórios.

1) Valor do imóvel

Parece óbvio, mas muitos proprietários não sabem dizer com precisão quanto vale o imóvel que eles têm a intenção de vender. Corretores e imobiliárias até podem ajudar nessa tarefa, pelo conhecimento de mercado que eles possuem, mas para obter um parecer imparcial o ideal é contratar um serviço especializado.
"O perito avaliador de imóveis é o profissional credenciado e habilitado para determinar qual é o valor de um imóvel. Esse tipo de avaliação costuma ser solicitada em situações de compra e venda ou para a elaboração de inventários e levantamentos de patrimônio", explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (www.neropericias.com.br), empresa de avaliação de imóveis e outros tipos de perícias.

Conhecer com propriedade qual é o valor de um imóvel, ajuda o proprietário a estipular um preço justo e adequado à realidade do mercado. A tendência é que a negociação de compra e venda transcorra com mais tranquilidade e de maneira satisfatória para as partes envolvidas.

2) Qualidade do anúncio

Muitas oportunidades de negócio são desperdiçadas porque alguns proprietários subestimam o poder de influência dos anúncios. Atualmente, diversos sites e aplicativos permitem que o proprietário anuncie a venda de um imóvel por conta própria, sem depender da intermediação de um corretor ou imobiliária.

Nesse caso, é fundamental que alguns aspectos sejam tratados com bastante zelo. A linguagem do anúncio, por exemplo, precisa ser clara e objetiva. Uma descrição detalhada do imóvel também ajuda os futuros compradores a entenderem que o imóvel em questão está de acordo com o perfil que eles desejam. E as fotografias utilizadas devem retratar da melhor forma possível o imóvel à venda. Existem até algumas técnicas específicas para esse fim - e qualquer pessoa com um smartphone pode tirar fotos com qualidade.

3) Cuidado máximo com a aparência do imóvel

É natural que, antes de ser colocado à venda, o imóvel precise de alguns reparos ou ajustes. Pisos quebrados, rachaduras visíveis, vazamentos na tubulação, pintura desgastada, entre tantos outros problemas. Alguns proprietários preferem deixar as coisas como estão e descontar o gasto das possíveis reformas do valor total do imóvel, mas essa está longe de ser uma boa escolha.

Consertar tudo o que estiver quebrado, limpar tudo o que estiver sujo e reformar tudo o que estiver desgastado traz ao imóvel uma nova aparência, um ar de novidade que pode ser um fator essencial para a tomada de decisão dos compradores. Todos os pertences pessoais de atuais ou antigos moradores precisam ser retirados para que, ao visitar o imóvel à venda, o possível comprador possa se enxergar como o dono da propriedade.

Saiba mais sobre a Nero Perícias

A Nero Perícias é uma empresa especializada em perícia e avaliação de imóveis , além de perícia grafotécnica e perícia em falsidade documental. Com unidades em São Paulo e São José do Rio Preto, no interior do estado, a Nero Perícias tem entre seus clientes instituições como a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mais informações: www.neropericias.com.br ou pelos fones: (11) 2829-8767 ou (11) 98366-6518.

Website: http://www.neropericias.com.br

 

Contato