Em negocios / noticias-corporativas

Aplicativo permite a reserva de horários em academias de CrossFit

A modalidade que mistura movimentos de ginástica, levantamento de peso olímpico e corrida foi criada pelo americano Greg Glassman em meados dos anos 90 e virou febre mundo a fora atraindo milhares de pessoas às academias. Ela foi trazida para o Brasil em 2009 por Joel Fridman. Para se ter uma ideia da velocidade de seu crescimento no Brasil, em 2014 existiam cerca de 160 academias. Em 2018, esse número é de aproximadamente 1.050 academias.

O CrossFit vem conquistando o Brasil e o mundo em um ritmo de crescimento acelerado, mas sofre para dar conta de tanta demanda, principalmente em horários de pico.

A modalidade que mistura movimentos de ginástica, levantamento de peso olímpico e corrida foi criada pelo americano Greg Glassman em meados dos anos 90 e virou febre mundo a fora atraindo milhares de pessoas às academias. Ela foi trazida para o Brasil em 2009 por Joel Fridman. Para se ter uma ideia da velocidade de seu crescimento no Brasil, em 2014, existiam cerca de 160 academias afiliadas à CrossFit Inc. Em 2018, esse número é de aproximadamente 1.050 academias afiliadas. Dados obtidos por meio do site da empresa.

A alta taxa de crescimento também é refletida no bolso da companhia. Uma pesquisa da revista Forbes realizada em 2015 sugeriu que o valor da marca CrossFit superava US$4 bilhões. Uma vez que a companhia não divulga dados de faturamento, não é possível saber o quanto a marca vale hoje. Porém, uma matéria da Exame publicada em 2018 estima que este valor atualizado seria de US$5 bilhões.

No entanto, dar conta de toda essa demanda não é uma tarefa fácil para os administradores destas academias, pois há um limite máximo de alunos por aula. Ultrapassar esse limite pode comprometer a segurança e a integridade física dos alunos, além de atrapalhar o entendimento e a realização dos treinos. Essa demanda fica ainda maior durante as férias escolares e no verão, atingindo seu maior pico.

Diante disso, muitas academias adotam a ordem de chegada como sendo a forma de selecionar os alunos que poderão participar da próxima aula. Porém, nem sempre isso agrada a todos, pois o horário pode lotar muito antes da aula começar devido à alta procura, obrigando com que as pessoas fiquem esperando por vagas nos próximos horários, algo que nem sempre acontece em menos de 1h.

Na tentativa de resolver esse problema, foi desenvolvido um aplicativo que permite a reserva online de horários em diversas academias. A ideia nasceu quando o fundador da empresa, o empresário Leonardo Assuane Duarte, tentou fazer uma aula experimental de CrossFit, mas não pode participar devido à superlotação do horário escolhido.

“É decepcionante chegar até uma academia em que se paga caro e não poder treinar por falta de vagas. Muitas vezes, temos que vencer várias barreiras para conseguir ir à academia, enfrentando transito, cansaço, preguiça etc. Porém, ao chegar até a academia, o mínimo que se espera é poder fazer a aula”, diz Leonardo.

O aplicativo, lançado em 2014, foi o primeiro sistema de reserva de horários específico para fitness, sendo também o primeiro aplicativo com foco em CrossFit em português. Hoje, já são contabilizadas mais de 5 milhões de reservas pelo app em todo o Brasil nas mais diversas modalidades, incluindo CrossFit, Yoga, Pilates, Artes Marciais e Danças. 

Além de reservar um horário, o aluno também pode visualizar gráficos de evolução, calendário de treinos, treinos do dia, recados e também registrar dados sobre a atividade física. Já os gestores das academias contam com recursos administrativos e financeiros para ajudar na organização do dia a dia da empresa.

“Muitos gestores de academias são técnicos por formação, ou seja, são formados em Educação Física, Fisioterapia etc. Assim, tendem a ser ótimos professores, porém vários deles têm dificuldades com atividades de gestão em geral. Um bom sistema pode ajudar muito essas pessoas, pois serve como base para uma revolução na forma de administrar a empresa, podendo reduzir a inadimplência, melhorar a satisfação dos alunos e dar mais tempo aos gestores devido à automatização de tarefas”, completa Leonardo.

Website: http://www.boxcheckin.com

 

Contato