Em negocios / noticias-corporativas

Maior Workshop online do país ensina a implantar o eSocial do zero

Especialista realiza entre 05 e 11 de março a segunda edição de evento totalmente online, gratuito e com certificado

A professora e especialista Zenaide Carvalho, autora do livro "eSocial nas Empresas e Escritórios Contábeis - Guia Prático para Implantação", está realizando a segunda edição do Workshop de eSocial nesta semana, com o objetivo de ensinar a implantação do eSocial para empresas, escritórios contábeis e profissionais que atuam no Departamento Pessoal.

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma nova forma de envio de dados trabalhistas ao governo federal e entrou em vigor em janeiro deste ano para grandes empresas. Desde então, o Comitê Gestor esperava que cerca de 15 mil empresas enviassem as informações necessárias.

Agora, já na segunda fase da primeira etapa, pouco mais da metade enviou os dados para o sistema eletrônico. Segundo balanço do final de fevereiro, apenas 8.160 empresas, das 15 mil esperadas, enviaram as informações, segundo o site Convergência Digital.

Os demais empregadores do país estarão obrigados ao envio dos dados a partir de julho ainda deste ano, exceto os órgãos públicos, cuja obrigação começará em janeiro/2019.

Este cenário é preocupante, de acordo com a especialista: "parece que as empresas estão perdidas no meio do cronograma de implantação, pois são muitas informações, uma verdadeira revolução que deixará muitos empregadores vulneráveis a autuações", avalia Zenaide Carvalho, que realizou a primeira edição do Workshop em novembro de 2017.

A segunda edição do evento tem como tema "Do Zero à Implantação", é totalmente online e gratuita, e começou na última segunda-feira, 05/03. O Workshop é composto por quatro aulas que têm duração aproximada de 40 minutos, mais materiais de apoio e lives tira-dúvidas nas redes sociais. Os participantes podem, ainda, obter certificado de participação ao final, reconhecido pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED).

A primeira aula do Workshop foi liberada às 9h da última segunda e trouxe informações sobre o que é o eSocial, suas bases legais, a importância do sistema para as empresas, e ainda uma lista de pontos críticos, situações que os empregadores devem se preocupar em corrigir antes de enviar os dados ao governo federal.

Já a segunda aula foi ao ar hoje (quarta, 07/03), e tratou dos Eventos que precisam ser enviados pelas empresas durante as quatro fases do cronograma de implantação, como o Registro de Eventos Trabalhistas - RET, e Cadastro de Trabalhadores, Folha de Pagamento (os chamados Eventos Periódicos), Eventos de SST - Segurança e Saúde no Trabalho, e recolhimento de FGTS (inclusive rescisório), INSS e IRRF. Nesta sexta, 09, vai ao ar a terceira aula, a partir das 9h.

O Workshop de eSocial é ministrado pela professora Zenaide Carvalho, Contadora e Administradora com 37 anos de experiência e, que, há mais de 10 anos ministra treinamentos e palestras na área trabalhista e previdenciária para empresas e grandes órgãos do governo, como STJ, STF, TRE e TRT. Além disso, é empresária, autora de livros, e coordena um MBA em Legislação Trabalhista e Direito Previdenciário, tendo sido considerada uma das contadoras mais influentes da internet pela ContábilNews.

Todas as três primeiras videoaulas do Workshop ficarão disponíveis para os participantes até este domingo, 11, e a última aula entra na segunda-feira, dia 12/03. Para assistir ao Workshop basta acessar o endereço http://workshopesocial.com.br.

Website: http://workshopesocial.com.br

 

Contato