Em negocios / noticias-corporativas

5 cuidados que você precisa tomar antes de comprar um imóvel

Dicas simples ajudam a evitar uma série de problemas na hora de investir na aquisição de um bem imobiliário

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou em setembro de 2017 números que mostram uma tendência positiva para o mercado imobiliário. Segundo o estudo intitulado de Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário, as vendas do segmento e o lançamento de novos empreendimentos voltaram a crescer no segundo trimestre de 2017. Os indicadores constataram que os números aumentaram 17,4% e o volume de imóveis novos cresceu impressionantes 59,8%.

Com o otimismo no setor e os sinais de melhoria na economia do país de uma maneira geral, muitos brasileiros estão aproveitando o bom momento para adquirir um imóvel: seja para realizar o sonho da casa própria ou para investir e aumentar os rendimentos.

Contudo, algumas dicas ainda precisam ser observadas para que a compra de um imóvel seja realizada de maneira segura e apropriada:

1) Especifique o que procura

Antes de tudo, é preciso ter em mente o tipo de imóvel a ser adquirido. As exigências variam de acordo com o uso do imóvel (residencial ou comercial), o tipo de edificação (casa ou apartamento), número de cômodos, localização, faixa de preço e vários outros fatores.

Nesta etapa, é importante pesquisar, comparar e questionar: quanto maior o investimento, mais cuidadosas devem ser as tomadas de decisão.

2) Pesquise o histórico dos envolvidos

Infelizmente, não é possível confiar na índole de todas as pessoas ou instituições com quem se estabelece qualquer tipo de negociação. Para evitar golpes, fraudes ou outras dificuldades no andamento dos processos, avaliar o histórico das imobiliárias, construtoras e incorporadoras é essencial.

Se possível, peça indicações de empresas e profissionais confiáveis para se assegurar de que a compra será consolidada com todos os direitos respeitados.

Pesquise também em sites de reclamação, como o Reclame Aqui. Se tiver algum chamado em aberto, verifique se a empresa respondeu e como foi o atendimento a partir daí. Não negocie com empresas que não dão à mínima ao consumidor.

3) Procure ajuda profissional

Consultar um corretor e um advogado de confiança durante o processo de aquisição de um imóvel é uma forma de evitar muitos problemas e possíveis transtornos.

Corretores lidam com a rotina de compra e venda diariamente e, portanto, estão acostumados com toda a burocracia que envolve a transferência de bens e a aplicabilidade de financiamentos habitacionais, além de conhecerem a fundo as tendências do mercado imobiliário.

O serviço de um advogado também é essencial para verificar a viabilidade das cláusulas contratuais, garantindo que o negócio será fechado da forma mais segura possível.

4) Busque um perito em avaliação de imóveis

A função do perito avaliador é fundamental para transmitir segurança ao comprador antes de fazer um investimento. Esse profissional possui conhecimentos técnicos específicos para emitir laudos que comprovam o valor de um imóvel, possibilitando o uso desses documentos para garantias bancárias, contratação de seguros, inventários patrimoniais, processos judiciais e muitas outras situações em que os laudos são exigidos.

"Saber exatamente o valor de um imóvel antes de comprá-lo evita que o comprador caia em armadilhas e seja iludido por ofertas fora da realidade do mercado. Sem esse respaldo técnico de um perito avaliador de imóvel credenciado, a compra de um imóvel pode resultar em dificuldades futuras", explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (http://www.neropericias.com.br), empresa especializada em avaliação de imóveis .

5) Visite o imóvel e faça quantas perguntas forem necessárias

Embora pareça óbvio, muitos compradores precipitados fecham um negócio sem conhecer de fato a região onde o imóvel está localizado. Além de visitar o imóvel para ver de perto as condições estruturais, alguns outros fatores precisam ser analisados criteriosamente: a infraestrutura urbana (abastecimento de água, asfalto, iluminação e transporte públicos), a movimentação nos períodos diurno e noturno, a segurança nos arredores e a proximidade a serviços de utilidade cotidiana (hospitais, supermercados, lojas e outros). Consulte os moradores locais e questione-os sobre os prós e os contras da região.

Saiba mais sobre avaliação de imóveis

A Nero Perícias é um escritório especializado em perícia e avaliação de imóveis urbanos e rurais. A empresa oferece serviços também na área de perícia grafotécnica e falsidade documental, e está localizada em São Paulo e São José do Rio Preto, mas atende em todo o território nacional. Todos os profissionais da Nero Perícias são credenciados pelos órgãos responsáveis e preparados para atender a demanda do setor. Saiba mais acessando http://www.neropericias.com.br ou ligando para (11) 2829-8767/(11) 98366-6518 - Capital - e (17) 3021-9200 ou (17) 99712-6600 - Interior.

Website: http://www.neropericias.com.br

 

Contato