Em negocios / noticias-corporativas

Como modernizar um comércio e faturar mais

Tecnologias simples e de baixo custo podem potencializar lucros e facilitar rotina da empresa

Ter uma diferenciação é fundamental para micros e pequenas empresas conseguirem um bom posicionamento no mercado atual. Com concorrência acirrada, negócios de todos os segmentos buscam formas de tornarem-se cada vez mais bem vistos aos olhos de seus clientes e públicos em potencial. Nesse sentido, modernizar a empresa e investir em equipamentos e estratégias que ajudem a potenciar o faturamento a longo prazo é uma das melhores pedidas para quem está no mundo dos negócios.

"Modernizar a empresa e automatizar processos é fundamental para quem pretende se manter no mercado e quer otimizar seus lucros. Com um baixo investimento inicial, é possível reduzir custos com mão de obra e com atividades trabalhosas e maçantes", conta José Roberto da Costa Júnior, diretor da Shop Five (www.shopfive.com.br), empresa brasileira que atua no ramo da automação comercial.

Como explica o empresário, a automação de processos não requer um investimento alto e isso representa um bom retorno no longo prazo. Imagine que um funcionário gasta 4 horas para realizar um processo de controle e processamento de arquivos; quando isso é feito por meio de um cadastro eletrônico, por exemplo, a atividade pode ser realizada na metade do tempo. Quando se pensa na hora-salário desse funcionário e multiplica-se o valor por 12 meses, a economia anual é imensa quando comparada com o valor do investimento na automação.

Além desse exemplo, existem diversas outras ferramentas e estratégias que podem ajudar a modernizar os negócios e alavancar os lucros. Confira algumas delas.

Wi-fi
Foi-se o tempo em que wi-fi era sinônimo de perda de velocidade de conexão. Os aparelhos roteadores modernos conseguem um excelente desempenho e alcance, garantindo a qualidade do sinal mesmo em ambientes mais amplos.

Utilizando redes móveis, a empresa ganha mais praticidade e abre um leque de opções de outras formas de conexão de rede. Em estabelecimentos como restaurantes e bares, por exemplo, já é possível que os funcionários tenham apps em celulares que permitem a anotação dos pedidos. Com wi-fi, isso é ainda mais rápido e eficiente.

Leitores de códigos de barras bluetooth
Mobilidade é um dos maiores avanços da tecnologia moderna. Além de pequenos e práticos, vários aparelhos agora contam com conexões sem cabos, como o bluetooth. Nem todo mundo sabe disso, mas já existem vários modelos de leitores de códigos de barras bluetooth, que podem ser carregados para qualquer lugar em até 500 metros e permitem a conferência de preços ou a validade de estoque com muita rapidez e praticidade.

Novas tecnologias de leitura
Os tradicionais códigos de barras também podem ser usados de forma mais moderna em empresas de todos os portes. Além dos modelos sem fio 1D (código de barras comum), ainda existem as opções em 2D, ou seja, que leem códigos nesse formato, como o QR Code. A maior diferença em relação a eles é a quantidade de informações que podem ser armazenadas – cerca de 1000 caracteres de armazenamento no código 2D contra 200 do tradicional 1D.

Isso, porém, não tira a importância do estabelecimento comercial possuir um coletor de dados tradicional na retaguarda do PDV (ponto de venda), para fazer o controle de estoque, por exemplo.

Os modelos compactos de leitores de códigos de barras também chegaram para ficar. Como eles são pequenos e portáteis, podem ser usados de forma diversificada e em mais de um processo. Em um restaurante pequeno que abre somente a partir do horário do almoço, por exemplo, é possível adquirir um leitor compacto e portátil que sirva tanto para o controle do estoque no período da manhã quanto para o caixa nos horários de atividade com o público. Dessa forma, economiza-se com a quantidade de aparelhos e com a capacitação para seu modo de funcionamento.

Saiba mais
A Shop Five é um e-commerce brasileiro especializado em automação comercial. A empresa trabalha com a venda de equipamentos de automação comercial, como leitores de códigos de barras tradicionais 1D e 2D, impressoras não fiscais, impressora de etiquetas, SAT fiscal e vários outros produtos e soluções e automação que têm como objetivo facilitar o dia a dia da empresa e reduzir custos. Para conhecer os produtos mencionados na matéria e outras opções, acesse o site: http://www.shopfive.com.br.

Website: http://www.shopfive.com.br

 

Contato