Em negocios

Este é o plano da Heineken para os 2,5 milhões de copos que serão vendidos no Rock in Rio 2019

Cervejaria firmou uma parceria inédita que vai evitar a emissão de até 15 toneladas de CO2 na atmosfera

Copo Heineken
(Divulgação)

SÃO PAULO — A cervejaria Heineken, patrocinadora oficial do Rock in Rio 2019, firmou uma parceria inédita com a fabricante de cosméticos Natura para transformar os 2,5 milhões de copos de plástico que serão vendidos e descartados durante os sete dias do festival em embalagens da linha Natura Humor. 

Vai funcionar assim: os resíduos recicláveis que forem recolhidos no festival serão encaminhados para cooperativas parceiras. Elas vão separar os copos e formar fardos, que serão vendidos à Braskem. A petroquímica vai transportar e converter os copos em resina reciclada, que será vendida posteriormente aos  produtores de embalagem da Natura para a confecção de peças. A Natura vai comprar as peças produzidas e transformá-las em produto Natura na fábrica de Cajamar, em São Paulo.

A resina dará origem a cerca de 670 mil tampas de Deo Spray Corporal Natura Humor e a parceria evitará a emissão de até 15 toneladas de CO2 na atmosfera — mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor do planeta Terra. Tanto a Heineken quanto a Natura também prepararam diversas comunicações de incentivo à reutilização de materiais, convidando o público a refletir sobre a prática de reciclar e a respeito do consumo consciente. 

“Estamos muito animados com a parceria com a Natura. Juntos, concretizamos uma solução circular, onde resíduos plásticos se transformam em matéria-prima, bom para o meio ambiente e em linha com os nossos compromissos de sustentabilidade. Esse projeto traz benefícios diretos tanto para a comunidade quanto para o planeta”, diz Ornella Guzzo Vilardo, gerente de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil. 

“É um tipo de parceria inédita da Heineken no mundo. É a primeira vez que a marca vai transformar um copo em um produto completamente novo. Nossa preocupação em como podemos ajudar a reduzir a emissão do gás que causa o efeito estufa é enorme. Vai desde o estágio inicial da cadeia de produção da cerveja até a embalagem final que o consumidor leva para casa”, completa a executiva. 

Para a Natura, que já é reconhecida como uma empresa exemplo de preocupação com sustentabilidade, a iniciativa caiu como uma luva. “A Natura tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, que é um dos pilares de atuação da marca. Desde 2007, somos uma empresa Carbono Neutro e acreditamos que o compromisso de reduzir as emissões de carbono e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo”, diz Maria Paula Fonseca, diretora global da marca. 

“Esperamos que a parceria com a Heineken possa inspirar outras empresas e mais consumidores a se preocupar com o planeta. É mais um desdobramento do movimento ´Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito’, no qual fazemos um convite para que as pessoas se engajem na construção de um mundo melhor. Não será uma empresa ou uma só pessoa que vai mudar o mundo, é preciso um empenho coletivo”, completou.

As tampas de Deo Spray Corporal Natura Humor serão produzidas com resina pura, o que significa que, depois de usar o produto, o consumidor vai poder destinar a embalagem novamente para reciclagem, e ela será transformada em um novo produto.

“Em 2019, estamos dando um passo à frente e, de fato, mostrando aos consumidores que um objeto usado pode ser ressignificado e ter uma vida longa. O cuidado com o meio-ambiente deve ser uma preocupação compartilhada e queremos ser provedores de hábitos positivos e sustentáveis para o planeta em que vivemos”, afirma a diretora das marcas premium do Grupo Heineken no Brasil, Vanessa Brandão.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP Investimentos — é grátis

 

Contato