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O que as pequenas empresas precisam para se dar bem na internet? Especialista revela

Flávio Muniz é especialista em marketing digital e comentou sobre as principais estratégias de marketing digital em entrevista para o InfoMoney

Dinheiro na internet
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Campanhas de marketing digital e o uso das redes sociais são, hoje, essenciais para que qualquer negócio sobreviva. Segundo o especialista Flávio Muniz, elas são as formas mais eficientes de entender o que o cliente deseja, antecipar tais desejos e, assim, conseguir fidelizá-lo.

Ainda que a importância dessas ferramentas e estratégias já esteja claro na cabeça de empreendedores e até mesmo das grandes empresas, elas não são aproveitadas ou utilizadas da forma correta. “Falta planejamento”, disse Muniz.

Em entrevista para o InfoMoney, o especialista, que tem como clientes a Nissan, Wendy’s, Senac e outros nomes relevantes, revelou quais são as tendências de marketing digital para este ano e como as empresas podem se beneficiar neste cenário. “Antes de tudo, digo que é ter uma consultoria em marketing, independentemente do setor ou área em que o negócio atue”, disse, novamente apontando um dos defeitos das PMEs ao começar uma estratégia de marketing digital. “É o primeiro passo para construir um relacionamento com o cliente”.  

A importância de ter conteúdos bem elaborados, periódicos e de relevância não está somente em conseguir atingir seus clientes e mantê-los próximos, mas também de conseguir atingir outros clientes que, normalmente, não chegariam até a empresa.

Uma gestão de redes sociais bem sucedida, que tenha interação, repercute e atinge outras pessoas, explica, além de também fortalecer a imagem da empresa para os clientes já existentes. “Aqui, é importante criar uma imagem humanizada da empresa, com interação com os clientes, engajamento, uma nova forma de atendimento, de fato”, disse Flávio.

Outra técnica que leva as pessoas até o negócio é a de SEO, Search Engine Optimization; ela consiste no uso de palavras-chaves em um texto bem construído para posicionar melhor a empresa no Google – assim, sempre que for feita uma busca que esteja ligada a seu setor ou produto, ela aparecerá entre os primeiros resultados. “Todas as mídias são importantes para o planejamento de marketing digital, mas o SEO acaba se sobressaindo na maioria das vezes por trazer o público exato daquela empresa”, explicou.

Juntas, todas essas técnicas criam um relacionamento com o cliente, que se sente atendido e passa a revelar seus desejos. “A partir daí, fica fácil antecipar a experiência que ele deseja”, disse Flávio. 

Números mostram como isso impacta os resultados de uma empresa: segundo uma pesquisa da PwC, 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais na decisão de compra.

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