Em negocios

Grandes empresas devem enviar dados para sistema eSocial até dia 28

Essa medida faz parte da etapa inicial da implantação do eSocial destinada a empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões   

Executivo
(fizkes)

SÃO PAULO -  As grandes empresas do país devem enviar ao sistema do eSocial as informações de seus empregadores até esta quarta-feira (28), de acordo com o Ministério da Fazenda. O sistema tenta diminuir a burocratização: ele junta em uma mesma plataforma todas as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias que todas as empresas e empregadores do país precisam cumprir.

Essa medida faz parte da etapa inicial da implantação do eSocial destinada a empresas no Brasil com faturamento anual superior a R$ 78 milhões. Os empregadores que não cumprirem o prazo podem ser penalizados ou levar multas. Neste grupo inicial estão mais de 14 mil empresas e 15 milhões de trabalhadores.

Considerando que as empresas cumpram o prazo dos seus dados, a partir da próxima quinta-feira (1) os grandes empregadores já precisam enviar informações relativas aos seus trabalhadores e seus vínculos com as empresas ao sistema, como admissões, afastamentos e demissões, por exemplo.

“É importante destacar que  os empregadores que não observarem o prazo para o envio das informações iniciais relativas às empresas não conseguirão incluir os dados relativos aos trabalhadores - já que o envio das informações iniciais das empresas é condição para a inclusão das informações seguintes”, afirma o ministério da Fazenda em nota.   

Essa é a primeira etapa para povoar com dados dos trabalhadores a plataforma do eSocial. “A partir desta quinta feira, começa a segunda fase, em que o eSocial passará a contar com os dados de mais de 15 milhões de trabalhadores. Essa fase é fundamental para o projeto porque com os vínculos trabalhistas já na base do sistema, é possível ter a solução tecnológica definitiva que tantas vantagens trará ao setor produtivo, aos trabalhadores e ao governo brasileiro”, comentou o assessor especial para o eSocial, Altemir Linhares.  

A partir do julho, o eSocial dá início a implantação do programa destinada a todos os demais empregadores privados do país, incluindo micro e pequenas empresas e MEIs. Para este segundo grupo, o processo de incorporação ao programa também se dará de forma escalonada entre os meses de julho, setembro e novembro de 2018 e janeiro de 2019. Já para os empregadores públicos, o processo de implantação ao eSocial começa em janeiro de 2019 e segue até o mês de julho do ano que vem.   

Veja o calendário:

cronogramaesocial

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

 

Contato