Em negocios

5 sinais de que você está pronto para empreender

Pense cinco vezes antes de começar um novo negócio

Empreendedorismo
(SFIO CRACHO)

SÃO PAULO - De acordo com uma pesquisa da Amway Global Entrepreneurship Report, 82% dos brasileiros desejam empreender um dia. Ao mesmo tempo, um terço das empresas fecham em até dois anos de funcionamento no país, conforme apuraram o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas.

Com o alto risco de fracasso, é essencial que um empreendedor não tome decisões precipitadas e reflita insistentemente antes de efetivamente começar um novo negócio. Para Juliano Loureiro, CEO da FriendsLab, especializada em geração de novos negócios, existem sinais claros de que uma pessoa está realmente pronta para empreender.

Confira, a seguir, os cinco pontos a que qualquer aspirante a empreendedor deve se atentar nas palavras do especialista.

1. Falta de ânimo com o trabalho atual

O primeiro sinal para aqueles que estão em busca do próprio negócio é a falta de ânimo e engajamento com o atual emprego. É comum encontrarmos trabalhadores sem a tão sonhada realização profissional ou qualquer motivação para estar em seus atuais locais de trabalho. "Nesses casos, o ideal é parar um momento para repensar se o emprego atual vale a pena ou se realmente chegou a hora de deixá-lo para trás e partir para a construção da sua própria empresa", afirma Juliano.

2. Paixão e afinidade

Não existe um bom negócio sem paixão. Para um empreendimento de sucesso, é preciso, além de uma bia ideia, a capacidade de transformá-la em ações com “audácia e determinação”. Diz Juliano que “é essencial que o futuro empreendedor tenha afinidade e se identifique com o ramo que pretende seguir. Juntar algo que amamos com uma grande oportunidade de negócio pode ser a receita certa para garantir o sucesso do empreendimento”.

3. Busca de oportunidades e atualização sobre o mercado

Estar sempre atualizado sobre a área de interesse em busca de oportunidades nesse mercado, é mais um sinal positivo. “Essa postura vai ajudar você a fazer um planejamento estratégico prévio consistente e bem detalhado — o que é muito importante para iniciar um empreendimento”.

4. Consciência dos riscos

Quem entende os riscos de um mercado e não os teme está um passo à frente no empreendedorismo. “Começar a empreender envolve a possibilidade de perder o capital investido e não conseguir voltar ao mercado”, explica o CEO. “Por isso, é muito importante entrar em contato com outros empreendedores da área e avaliar os possíveis riscos de seu investimento”.

5. Apoio de familiares e amigos

O apoio da família, amigos e de uma equipe bem comprometida e disposta formam mais um pilar no momento certo para abrir um negócio. “É muito importante contar com o apoio das pessoas próximas e estar sempre em busca de colaboradores, mentores e recursos”.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

 

Contato