Em negocios

As melhores cidades para empreender no Brasil

Destaques do estudo incluem as cidades de Curitiba e Fortaleza

São Paulo
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A cidade de São Paulo segue na liderança como a melhor cidade brasileira para empreender, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras 2017 (ICE), realizado pela Endeavor. No período, a capital paulista manteve o melhor índice de infraestrutura e o mais privilegiado acesso a capital do Brasil.

Em sua quarta edição, o índice avalia 60 indicadores e os divide em sete pilares considerados os “mais impactantes na vida do empreendedor”. São eles: acesso a capital, mercado, infraestrutura, inovação, capital humana, cultura empreendedora e ambiente regulatório. O objetivo é dar um panorama aos empreendedores e gestores públicos das atuais oportunidades e desafios do empreendedorismo local.

Na lista deste ano, a cidade de Curitiba subiu 11 posições no ranking geral e se aproximou da líder da Região Sul, Florianópolis. A capital paranense destacou-se pela redução efetiva da complexidade tributária e do tempo de processos, o que resultou em uma melhora de seu ambiente regulatório.

Outro destaque foi Fortaleza que, segundo o estudo, teve um desempenho incrível no pilar de ambiente regulatório, subindo 27 posições ao melhorar com agilidade o ambiente de negócios para empreendedores.

Confira, abaixo, as 32 melhores cidades para empreender no Brasil:

 

Contato