Em negocios

15 documentários que todo empreendedor deveria assistir

Conheça histórias como a do fundador da Nike e do grupo Virgin

tecnologia - consumo - controle remoto - televisão
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Para ser um empreendedor de sucesso não basta ter uma boa ideia e força de vontade. Também é importante estudar e saber aprender com os erros, não só seus, como de outras pessoas.

O conhecimento não está somente nos livros. Confira 15 documentários que todo empreendedor deve assistir para se inspirar:

Burt’s Buzz
O documentário conta a história de um dos fundadores da Burt’s Bees, marca de cosméticos norte-americana, o Burt Shavitz, e como é a sua relação com a empresa e o seu estilo de vida. O excêntrico empreendedor cultiva uma barba enorme, vive em um chalé no interior do Maine e distribui pessoalmente amostras grátis dos produtos.

Hank: Cinco Anos Depois do Colapso
Produzido pela revista Bloomberg Businessweek, o documentário retrata a crise econômica de 2008, mostrando como Henry Paulson, secretário do Tesouro dos Estados Unidos na época, conduziu a crise para evitar um colapso. 

Happy
Muitos empreendedores abrem negócios em busca da felicidade. Neste documentário, os produtores percorrem da Índia aos Estados Unidos, passando pelo Brasil, Japão e Dinamarca, em busca do segredo para ser feliz em várias partes do mundo e para diferentes culturas. 

I am
Após sofre um acidente, o diretor de Hollywood Tom Shadyac embarca em uma viagem para encontrar respostas para duas perguntas: “O que há de errado com o nosso mundo?” e “O que podemos fazer sobre isso?”. Tom visita algumas das grandes mentes de hoje, incluindo autores, poetas, professores, líderes religiosos e cientistas que procuram o problema e a cura fundamental para humanidade.

Mark Zuckerberg: A Verdadeira Face do Facebook
Além do lado empreendedor, o documentário tenta mostrar outros aspectos da vida de Zuckerberg. 

Phil Knight: O Homem que Conduz o Mundo
Phil Knight começou vendendo tênis de corrida no porta-malas do carro e virou um dos homens mais ricos do mundo com a Nike. Neste documentário, o cofundador da Nike mostra seu lado magnata e filantropo. 

Press, Pause, Play
O filme aborda o tema da revolução digital da última década, que desencadeou a criatividade e o talento de pessoas de uma forma sem precedentes, desencadeando ilimitadas oportunidades criativas.

Quem se importa
O filme conta a história de empreendedores sociais de diferentes países e como cada um se organizou para ajudar o coletivo a sua volta e causar um impacto social positivo.

Richard Branson: O Rei da Virgin
De gravadora de música a companhia aérea, Richard Branson já se envolveu em quase todos os tipos de negócios. Neste documentário, o bilionário fundador do grupo Virgin fala sobre empreendedorismo, inovação e gestão de marca. 

Steve Jobs: Como ele Mudou o Mundo
Este documentário traz um perfil de Jobs, explorando temas como a criação da Apple, a relação com Steve Wozniak e as crenças do empreendedor visionário. 

Something Ventured
O documentário conta a história da criação de uma indústria que passou a se tornar o motor único maior de inovação e crescimento econômico em do século 20. O filme também inclui alguns dos melhores empresários, mostrando como eles trabalharam com Venture Capital para crescer empresas de classe mundial como a Intel, Apple, Cisco, Atari, Genentech, Tandem e outros.

The Startup Kids
A obra conta a história de jovens empreendedores da web nos Estados Unidos e na Europa; e foi idealizado por dois empresários islandeses, Vala Halldórsdóttir e Sesselja Vilhjalmsdottir, que fundaram sua primeira empresa logo após o colapso econômico da Islândia.

Vai que dá – A cara das startups brasileiras
O filme mostra sete exemplos de empreendedores que dedicam sua energia à construção de empresas de tecnologia e compartilham seus valores, motivações e sonhos.

Zeitgeist
Esse documentário mostra porque a sociedade deve se livrar da “Economia de Mercado Monetário” para embarcar na “Economia Baseada em Recursos”. É uma total reinvenção da maneira como a economia mundial é estruturada.

WalMart: The High Cost of Low Price
O alto custo do preço baixo é o tema  desse documentário sobre a rede de supermercados Walmart. O impacto dos negócios da empresa nas comunidades locais e casos de abusos são discutidos no filme.

 

Contato