Pequenas empresas criaram mais de 40 mil postos de trabalho em janeiro

Entre os setores, os pequenos negócios da Indústria e de Serviços foram os que mais geraram emprego

Karla Santana Mamona

(Wikimedia Commons)

Publicidade

SÃO PAULO – As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) foram responsáveis por criar mais de 40 mil postos de trabalho no mês de janeiro, segundo revelou um estudo realizada pelo Sebrae baseado em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre os setores, os pequenos negócios da Indústria e de Serviços foram os que mais geraram emprego. No primeiro caso, as MPEs da indústria foram responsáveis por 26,7 mil novas vagas com carteira assinada, enquanto nos segundo foram contratados 28 mil novos funcionários.

O Comércio foi o único setor a registrar redução no quadro de funcionários. Em janeiro, os empreendimentos do setor chegaram a demitir mais de 45 mil empregados. Essa retração, já era esperada, pois em janeiro as empresas dispensam parte dos funcionários temporários contratados para reforçar as vendas de fim de ano.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Balanço de 2012
Os dados indicam ainda que em no ano passado, as micro e pequenas empresas geraram ao todo 891,7 mil novos empregos, enquanto as médias e grandes fecharam o ano com saldo negativo de 23,4 mil postos de trabalho. Nesse cenário, os postos abertos pelos pequenos negócios representaram mais de 100% do saldo líquido de empregos gerados no Brasil em 2012.