Rendimento médio do trabalhador fica estável em outubro, diz IBGE

Valor ficou em R$ 1.612,70, mesmo patamar de outubro de 2010. Frente a setembro deste ano, também houve estabilidade

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O rendimento médio real da população ocupada ficou praticamente estável em outubro, no confronto com o mesmo mês de 2010, em R$ 1.612,70. Na comparação com setembro deste ano, também foi observada estabilidade.

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (24), fazem parte da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas seis principais regiões metropolitanas do País.

Rendimentos por região
Frente a setembro deste ano, das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, houve alta no rendimento médio real da população ocupada em três delas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores na análise regional, em relação a setembro, subiu em Recife (5,1%), em Salvador (1,5%) e em Belo Horizonte (0,8%).

Por outro lado, houve queda no Rio de Janeiro (1,6%) e em Porto Alegre (0,6%) e não variou em São Paulo. Na comparação com outubro de 2010, houve declínio em Recife (6,0%) e no Rio de Janeiro (1,9%). Cresceu em Salvador (3,7%) e Belo Horizonte (2,5%) e ficou estável em São Paulo e Porto Alegre.

Renda por atividade econômica
No confronto anual, dentre as atividades econômicas analisadas, o maior aumento no rendimento médio real habitualmente recebido foi no referente à construção, com avanço de 6,0%.

Continua depois da publicidade

Em segundo e terceiro lugares ficaram comércio, reparação de veículos automotores e objetos, alta de 4,9% e serviços domésticos, de 4,2%, respectivamente. Em seguida vem o item classificado como ‘outros serviços’, que contempla alojamento, transporte e limpeza urbana, com alta de 3,6%.

Por outro lado, foram observadas quedas em serviços prestados à empresa, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, com recuo de 3,2% e educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (-6,8%).