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Mídias sociais: principal forma de utilização pelas empresas é como canal de divulgação

Na maioria das empresas (73%), o setor de marketing é responsável pelas ações ligadas a essas ferramentas

SÃO PAULO – As empresas utilizam as mídias sociais como meio de divulgação. Segundo levantamento realizado pela Deloitte no Brasil, as ações de marketing pela rede são as atividades mais realizadas pelos empresários, com 83% das indicações.

“A popularidade das ações de marketing é natural. As mídias representam um canal de comunicação que atinge milhares de pessoas e a um baixo custo”, explica o gerente responsável pela prática de consultoria em Mídias Sociais, Fabio Cipriani.

No entanto, as empresas enxergam essas ferramentas, como uma mídia propriamente dita, não como uma plataforma de relacionamento. Segundo a pesquisa, os empresários dão pouca importância à captura de oportunidades (46%), ao suporte aos clientes (43%) e ao desenvolvimento de inovação por meio de inteligência coletiva (17%).

Departamento de marketing
Na maioria das empresas (73%), o setor de marketing é responsável pelas ações ligadas às mídias sociais. Diretoria e departamento de comunicação são os menos evolvidos, com 5% e 6% das respostas dos entrevistados, respectivamente.

De acordo com a Deloitte, a estratégia de utilização desse meio deveria partir da liderança, por isso, os demais setores das empresas não se envolvem com as atividades desenvolvidas nestes canais. Somente 26% dos entrevistados, afirmaram que há mais de um departamento envolvido com mídias sociais.

As empresas disseram que os principais empecilhos para execução das estratégias em mídias sociais são a falta de tempo, apontada por 49%, e a mobilização das pessoas para participarem das ações nestes canais, com 38% das citações.

“A falta de tempo assinalada por grande parte das empresas requer uma avaliação sobre a necessidade de se ter um profissional, uma equipe dedicada ou terceirizar o serviço para cuidar das iniciativas em mídias sociais”, diz Cipriani.

Mídias mais utilizadas
Das quase 70% das empresas que afirmaram utilizar as redes sociais, 81% apontaram Orkut, Facebook e redes sociais internas, entre outras, como as ferramentas mais utilizadas.

Os microblogs (Twitter, Yammer) aparecem em seguida, com 79%. Segundo a Deloitte, devido ao ritmo de crescimento que vem ganhando no Brasil, essa ferramenta deverá ultrapassar as demais redes sociais. O blog corporativo também é muito usado no universo empresarial, sendo utilizado por 70% das empresas que se envolvem com as mídias sociais.

Análise por setor
Em relação aos setores que mais utilizam as mídias sociais, os destaques são serviços e varejo, com 38,1%, varejo e bens de consumo e transporte, com 20% cada.

O setor de manufatura, que o mercado enxerga ter baixa adesão a essas ferramentas, surpreende, aparecendo na quarto posição no ranking de empresas que já utilizam ou monitoram as mídias sociais, com 11%.

Sobre a estudo
O levantamento foi realizado com 302 empresas de diversos segmentos e portes. O estado de São Paulo apresentou a maior concentração de respondentes (63%), seguido pelo Rio de Janeiro (7%) e Minas Gerais (6%). As empresas multinacionais representam 16% dos entrevistados, e o restante (84%) é de origem nacional.

 

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