Não decolou: Virgin Orbit demitirá cerca de 85% da equipe

A decisão foi o resultado da "incapacidade da empresa de garantir um financiamento significativo", disse o documento.

Reuters

(Reprodução/YouTube)

Publicidade

(Reuters) – A fabricante de foguetes Virgin Orbit disse na quinta-feira que está demitindo cerca de 85% do quadro de funcionários porque não foi capaz de levantar novos investimentos.

As ações da empresa, que é controlada pelo Virgin Group de Richard Branson, caíram 38% no after market.

Cerca de 675 funcionários perderão seus empregos, e a empresa espera arcar com encargos relacionados de cerca de 15 milhões de dólares, disse a Virgin Orbit em um documento regulatório.

Continua depois da publicidade

A decisão foi o resultado da “incapacidade da empresa de garantir um financiamento significativo”, disse o documento.

A Virgin Orbit dispensou quase todos os seus 750 funcionários em 15 de março, no que um porta-voz chamou de “pausa operacional”, enquanto a empresa buscava financiamentos que lhe permitisse se concentrar na melhoria do projeto de foguetes.

Um pequeno grupo de funcionários voltou ao trabalho em 23 de março para se concentrar no trabalho de motores de foguetes, disse um e-mail para a equipe na época.

Continua depois da publicidade

A empresa espera que boa parte das demissões seja concluída até 3 de abril.

A fabricante de foguetes abriu o capital em 2021 por meio de uma SPAC, onde captou 255 milhões de dólares a menos do que o esperado. Além do recente fracasso em levantar recursos, o fracasso no lançamento de um foguete em janeiro aumentou a pressão sobre a empresa.

Desde novembro, o Virgin Group, de Branson, concedeu 50 milhões de dólares em financiamento à empresa de lançamento de satélites em dívidas garantidas por seus equipamentos e outros ativos em caso de falência, de acordo com documentos regulatórios.