Murilo Ferreira, da Vale, é eleito novo presidente do conselho da Petrobras

O executivo recebeu votos referentes a 4,27 bilhões de ações e derrotou Walter Mendes, representante eleito pelos acionistas minoritários

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente da mineradora Vale, Murilo Ferreira, foi eleito presidente do Conselho de Administração da Petrobras (PETR3; PETR4) nesta quarta-feira (29). O executivo recebeu votos referentes a 4,27 bilhões de ações e derrotou Walter Mendes, representante eleito pelos acionistas minoritários.

Durante a tarde, a União, controlador da companhia, alterou o nome de três dos candidatos para as vagas do conselho. Foram apresentados, subitamente, os nomes de Segen Stefen, professor da Coppe/UFRJ, Luiz Nelson Guedes de Carvalho, professor da USP na área contábil, e Roberto Castelo Branco, ex-diretor de relações com investidores da Vale. 

Eles substituíram na chapa Sérgio Quintela, vice-presidente da FGV; Ivan de Souza Monteiro, diretor financeiro da Petrobras; e Francisco Roberto de Albuquerque, general da reserva. Os outros nomes indicados pela União mantiveram-se os mesmos: Murilo Ferreira, presidente da Vale, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Aldemir Bendine, presidente da Petrobras, e Luiz Navarro, sócio do Veirano Advogados. Todos os indicados da União foram eleitos.

Continua depois da publicidade

O investidor Guilherme Affonso Ferreira, apoiado pela Amec, foi eleito conselheiro de administração da Petrobras pelo voto em eleição dos acionistas preferencialistas. Já Walter Mendes, presidente do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), foi eleito para representante dos minoritários detentores de ações ordinárias no conselho de administração da Petrobras.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.