Ministério Público denuncia 14 pessoas em caso da Gerdau na Operação Zelotes

Denúncia ocorre no mesmo dia em que a siderúrgica anunciou mudanças em cargos, com a família Gerdau saindo da diretoria e indo para o Conselho de Administração

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério Público ofereceu denúncia contra 14 pessoas, incluindo executivos e ex-executivos da Gerdau (GGBR4) em conexão com a Operação Zelotes, de acordo com o promotor Frederico Paiva. Os promotores alegam que 14 pessoas participaram de um esquema  para comprar influência no Carf (Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

As acusações alegam que as pessoas pretenderam pagar subornos para ajudar a influenciar as decisões em diferentes casos da Gerdau no Carf no valor de cerca R$ 3,5 bi em impostos não pagos, de acordo com Paiva.

O caso baseia-se em chamadas telefônicas interceptadas, e-mails, registros bancários e telefônicos, documentos apreendidos e testemunhos, de acordo com documentos obtidos pela Bloomberg . O CEO da empresa, André Gerdau Johannpeter, não está na lista, mas três pessoas diretamente ligadas à Gerdau foram denunciadas, incluindo um membro do conselho, um executivo atual e outro ex-executivo. A siderúrgica negou a acusação e disse que nenhum dos seus executivos tentou subornar funcionários para influenciar decisões fiscais.

Continua depois da publicidade

A denúncia coincide com as mudanças na companhia anunciadas na manhã desta quinta-feira. A partir de 2018, André Gerdau Claudio Johannpeter e Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter ficarão exclusivamente como membros do conselho de administração. Gustavo Werneck da Cunha, hoje diretor executivo da Operação Brasil e está há 13 anos no grupo, foi escolhido como novo CEO. Contudo, em teleconferência, a empresa negou que a mudança de governança tenha a ver com a Zelotes.  

(Com Bloomberg)

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.