Recomendações

Mesmo com ano negativo, Citi estende call de compra para MPX por um ano

Além de destacar o modelo de negócios da empresa, corretora vê ações com preços abaixo do real valor de reservas de gás

SÃO PAULO – Mesmo com um ano negativo, com as ações acumulando queda de 9,77%, a Citi Corretora decidiu por estender o “call abosluto” de compra válido para 1 ano em MPX Energia (MPXE3) que foi realizado em 27 de dezembro de 2011. Com isso, a indicação da corretora foi estendida para o final de 2013.

A equipe de analistas do Citi se mostram otimistas com as alternativas estratégicas da MPX, como a monetização das reservas de gás através de plantas acionadas à gás, além de cerca de 10 GW em projetos ainda não desenvolvidos.

Em relatório, a corretora ainda destaca a possibilidade da companhia destravar o seu crescimento de forma rápida, podendo confirmar a viabilidade econômica dos campos de gás no Parnaíba, já que o baixo custo de extração na região permite que a MPX consiga competir com outras fontes de geração consideradas de custo zero, caso da energia eólica e por meio de hidrelétricas, em leilões de novos projetos.

Os analistas apontam para a baixa exposição a preços baixos da companhia, sendo que quase 100% da capacidade contratada é por meio de vendas de longo prazo no mercado regulado. Eles ainda destacama o modelo de negócios da MPX, que não possui exposição no curto e no médio prazo à reforma no setor elétrico brasileiro, pois a companhia não opera concessões. 

Por fim, a corretora ressalta que o preço das ações, na visão dos analistas, não reflete o valor de suas reservas de gás, já que a MPX lucra com o fornecimento para suas próprias usinas termelétricas como investidora na OGX Maranhão.

Ano ruim ou ano bom?
2012 está terminando de forma bastante negativa para as empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista, com todas as seis empresas do grupo apresentando forte queda acumulada no ano.

Com a pior queda no período está a OGX Petróleo (OGXP3), que acumula uma perda de quase 70%. Entre os menores recuos de 2012 para o grupo está, além da própria MPX, a OSX Brasil (OSXB3), que até o momento tem queda próxima de 9,2%. MMX Mineração (MMXM3) e LLX Logística (LLXL3) chegam ao final do ano com quedas de 34,6% e 30,5%, respectivamente.