Em negocios / inovacao

Avião que será o maior do mundo realiza primeiros testes de motores

Expectativa é de que ele comece a voar já em 2019

Stratolaunch
(Divulgação/Stratolaunch)

SÃO PAULO – Assim que decolar pela primeira vez, o avião Stratolaunch deve se tornar o maior do mundo – e, neste mês, os primeiros testes da aeronave com os seis motores turbofan foram realizados.

De acordo com comunicado da companhia, essa se tratou da primeira fase de testes de motores e consistiu em uma sequência de três etapas diferentes: primeiro, ele foi movimentado por uma unidade externa de energia; depois, foi abastecido com querosene; e depois foi ligado e mantido em ponto morto.

Foram diversos meses de teste para garantir as operações, além dos motores, dos seis tanques de combustível e das superfícies de controle nas asas e estabilizadores, segundo a companhia. Agora, devem ser iniciados os testes de sistemas hidráulico, elétrico e de detecção de incêndio, que dependem dos motores para funcionar.

A expectativa é de que o avião comece a voar já a partir de 2019. Ele não é como os demais aviões: seu peso é de 230 toneladas, sem contar as cargas que poderá carregar, envergadura superior a 117 metros e duas fuselagens.

Além disso, ele foi desenhado para decolar de forma diferente, com um foguete a rebote até que ele alcance a altitude desejável para liberá-lo no solo; isso permite que ele alcance o mesmo espaço planejado com menos esforço.

 Confira a seguir imagens da aeronave: 

 

Contato