Em negocios / inovacao

Google anuncia novidades em evento nesta quarta; uma delas é específica para brasileiros

Assistente do Google agora está disponível em português brasileiro e em aparelhos da Apple

Android - escritório Google em Toronto
(Mark Blinch/Reuters)

SÃO PAULO – O Google anunciou nesta quarta-feira, durante o evento I/O Keynote, voltado a desenvolvedores, novidades para seu sistema de inteligência artificial Google Assistant que já estão disponíveis aos usuários. A partir de hoje, o sistema está disponível em novas línguas, incluindo o português brasileiro – isso significa que você poderá conversar normalmente com o assistente virtual do Google sem dificuldades de linguagem.

Outras línguas implementadas a partir de agora são francês, alemão e japonês, enquanto italiano, espanhol e coreano estarão disponíveis ainda neste ano, de acordo com a gigante de tecnologia.

O mesmo sistema, até então disponível apenas em aparelhos Android, passa a poder ser baixado também em qualquer aparelho iOS – iPhones e iPads. Nos Estados Unidos, a companhia traz ao assistente uma ferramenta que permite compras diretamente através do app – o usuário pode cadastrar seu cartão e fazer pedidos de delivery diretamente via robô sem usar as mãos, por exemplo.

Outras melhorias para Android também usam a inteligência artificial para funcionar. Uma delas é a possibilidade de selecionar expressões ou endereços dentro de textos automaticamente com a “Smart Selection”. Só é necessário clicar duas vezes para selecionar um endereço por inteiro, sem a necessidade de arrastar a seleção para a primeira e para a última palavra necessárias. Assim, o ato de copiar e colar fica mais simples.

Para Gmail, a conferência anunciou as respostas rápidas do "smart reply". A partir do que está escrito em uma mensagem, o usuário pode selecionar uma resposta rápida relacionada ao assunto tratado - quando é um convite, a tecnologia sugere datas, por exemplo. 

Imagem

Essas novidades fazem parte dos esforços do Google em inteligência artificial. Junto a elas, o Google trouxe também novidades em termos de imagens, principalmente com o Google Lens.

O Lens é um leitor de imagens que funciona através da câmera do celular e reconhece os objetos em questão. Ele é capaz de conectar-se a redes wifi via códigos de barra ou dizer o nome de uma planta diretamente através da câmera, por exemplo.

Para fotos já salvas no Google Photos, o Google Lens funciona como um catálogo. Ele pode, por exemplo identificar o nome de uma obra ou prédio fotografados durante alguma viagem. Em caso de fotografias de cartões de visitas, por exemplo, o Lens consegue fazer ligações automaticamente a partir do número de telefone fotografado.

No audiovisual, o Google acrescentou para dispositivos Androids a possibilidade de assistir a um vídeo mesmo quando se navega em outra tela do celular. O nome dado a essa ferramenta foi Picture in Picture.

Google Home

Para o assistente doméstico Google Home, que conecta objetos da casa com o sistema Google, a companhia anunciou mais inteligência. Agora, o sistema tem notificações proativas, que avisam, por exemplo, o horário necessário para sair de casa quando há trânsito. Nos EUA e no Canadá, o Home passa também a fazer ligações gratuitas entre telefones, gratuitamente e sem a necessidade de pegar o celular nas mãos.

 

Contato