Google anuncia novidades em evento nesta quarta; uma delas é específica para brasileiros

Assistente do Google agora está disponível em português brasileiro e em aparelhos da Apple

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Google anunciou nesta quarta-feira, durante o evento I/O Keynote, voltado a desenvolvedores, novidades para seu sistema de inteligência artificial Google Assistant que já estão disponíveis aos usuários. A partir de hoje, o sistema está disponível em novas línguas, incluindo o português brasileiro – isso significa que você poderá conversar normalmente com o assistente virtual do Google sem dificuldades de linguagem.

Outras línguas implementadas a partir de agora são francês, alemão e japonês, enquanto italiano, espanhol e coreano estarão disponíveis ainda neste ano, de acordo com a gigante de tecnologia.

O mesmo sistema, até então disponível apenas em aparelhos Android, passa a poder ser baixado também em qualquer aparelho iOS – iPhones e iPads. Nos Estados Unidos, a companhia traz ao assistente uma ferramenta que permite compras diretamente através do app – o usuário pode cadastrar seu cartão e fazer pedidos de delivery diretamente via robô sem usar as mãos, por exemplo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outras melhorias para Android também usam a inteligência artificial para funcionar. Uma delas é a possibilidade de selecionar expressões ou endereços dentro de textos automaticamente com a “Smart Selection”. Só é necessário clicar duas vezes para selecionar um endereço por inteiro, sem a necessidade de arrastar a seleção para a primeira e para a última palavra necessárias. Assim, o ato de copiar e colar fica mais simples.

Para Gmail, a conferência anunciou as respostas rápidas do “smart reply”. A partir do que está escrito em uma mensagem, o usuário pode selecionar uma resposta rápida relacionada ao assunto tratado – quando é um convite, a tecnologia sugere datas, por exemplo. 

Imagem

Continua depois da publicidade

Essas novidades fazem parte dos esforços do Google em inteligência artificial. Junto a elas, o Google trouxe também novidades em termos de imagens, principalmente com o Google Lens.

O Lens é um leitor de imagens que funciona através da câmera do celular e reconhece os objetos em questão. Ele é capaz de conectar-se a redes wifi via códigos de barra ou dizer o nome de uma planta diretamente através da câmera, por exemplo.

Para fotos já salvas no Google Photos, o Google Lens funciona como um catálogo. Ele pode, por exemplo identificar o nome de uma obra ou prédio fotografados durante alguma viagem. Em caso de fotografias de cartões de visitas, por exemplo, o Lens consegue fazer ligações automaticamente a partir do número de telefone fotografado.

No audiovisual, o Google acrescentou para dispositivos Androids a possibilidade de assistir a um vídeo mesmo quando se navega em outra tela do celular. O nome dado a essa ferramenta foi Picture in Picture.

Google Home

Para o assistente doméstico Google Home, que conecta objetos da casa com o sistema Google, a companhia anunciou mais inteligência. Agora, o sistema tem notificações proativas, que avisam, por exemplo, o horário necessário para sair de casa quando há trânsito. Nos EUA e no Canadá, o Home passa também a fazer ligações gratuitas entre telefones, gratuitamente e sem a necessidade de pegar o celular nas mãos.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney