Visa lança autenticação de compras por selfie em parceria com banco Neon

Compras feitas com cartão Neon que requererem autenticação poderão usar da ferramenta  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Visa e o banco Neon apresentaram nesta quinta-feira a autenticação de compras online através da câmera frontal do celular. Bastará o cliente do banco digital olhar para o celular e piscar para assegurar transações e evitar fraudes.

Por ora, essa ferramenta funciona apenas em casos onde o comércio necessita validar a compra mais de uma vez – principalmente em compras maiores, fora do padrão de consumo do cliente em questão. Para compras comuns, valem os mesmos passos de segurança que já existem – normalmente via Código de Segurança do cartão para compras digitais.

Assim que o vendedor requerer do banco a checagem, o cliente recebe um push no celular que permite a escolha da leitura facial como garantia. Caso não queira usar a ferramenta, ainda é possível optar por senha ou por leitura de impressão digital.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Clientes do banco Neon são obrigados a realizar o cadastro de uma selfie assim que abrem a conta. É esse o dado utilizado para checar a informação no momento da autenticação digital, conta o CEO da instituição, Pedro Conrade.

Ainda segundo ele, a ferramenta é a mesma usada por agências de segurança, como o FBI, e utiliza 50 pontos nodais para o reconhecimento facial em questão. “A imagem vira um algoritmo que é comparado ao que já está cadastrado para aquele cliente. Se a comparação for menos de 95,5% acurada, a compra é barrada”, garante. “Nenhuma foto fica no nosso banco de dados e nem no aplicativo”.

Liability Shift

Continua depois da publicidade

Ao garantir o reconhecimento do cliente, a Visa e o Neon oferecem ao comerciante a garantia de segurança e de pagamento em caso de fraude. “É uma forma de incentivar que o comércio use mais esse tipo de pagamento”, explica Percival Jatobá, gerente de Produtos da Visa. “Para o varejista, cobrir uma fraude é terrível, por isso, o Neon entrega a tecnologia e pega esse risco para si”.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney