Anac aprova regras para uso de drones no Brasil

Objetivo é tornar viáveis as operações desses equipamentos, preservando a segurança das pessoas

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO –  A  Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou, na última terça-feira (2) o regulamento para utilização de drones. A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (3).

De acordo com a agência, o objetivo é tornar viáveis as operações desses equipamentos, preservando a segurança das pessoas. 

A Anac não usa o termo drone e considera duas outras nomenclaturas: aeromodelo, que tem a finalidade de recreação, e aeronave remotamente pilotada (RPA), que tem finalidade comercial, corporativa ou experimental.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As regras foram definidas levando em conta o nível de risco envolvido nas operações e nos tipos de equipamentos. A partir de agora, as operações de aeronaves não tripuladas devem seguir as novas regras da ANAC, que são complementares aos normativos de outros órgãos públicos como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Regras

Os drones com mais de 250g só poderão voar em áreas distantes de terceiros, no mínimo 30 metros horizontais, sob total responsabilidade do piloto e conforme regras de utilização do espaço aéreo do Decea. Caso exista uma barreira de proteção entre o equipamento e as pessoas a distância especificada não precisa ser observada.

Continua depois da publicidade

Para voar com drones com mais de 250g perto de pessoas é necessário que elas concordem previamente com a operação, ou seja, a pessoa precisa saber e concordar com o voo daquele equipamento nas proximidades onde se encontra.

A agência pontuou que as operações totalmente autônomas desses equipamentos, ou seja, quando o piloto não interfere no equipamento, continuam proibidas no país.  

Para pilotar aeronaves não tripuladas (RPA), os pilotos e observadores (que auxiliam o piloto sem operar o equipamento) devem ter no mínimo 18 anos. Para pilotar aeromodelos não há limite mínimo de idade.

O cadastro dos drones com peso máximo de decolagem superior a 250g é obrigatório e deve ser feito pelo Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT) da ANAC no site.

Além disso, nesse caso é preciso que o piloto esteja portando os documentos: manual de voo, documento de avaliação de risco e apólice de seguro.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.