Oportunidade ou problema? Empreendedores reagem à eleição de Trump

Fintech Class reúne CEOs e especialistas otimistas e assustados com o cenário que se desenha

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A inesperada vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos desta terça-feira causou as mais difersas reações entre empreendedores do mercado de fintechs. Para alguns, a tendência agora é que o cenário fique mais complicado para este meio, já que a mudança de gestão na maior economia do mundo pode gerar uma busca por investimentos menos arriscados que startups. 

Quando candidato, o bilionário pregou em diversos discursos um mercado mais fechado a economias estrangeiras. Em discurso posterior à eleição, porém, afirmou estar aberto a ter boas relações com todos os países interessados em dialogar com os EUA. 

“Ainda bem que eu consegui essas parcerias antes do Trump se eleger”, disse o CEO do Guiabolso, Thiago Alvarez, em apresentação na manhã desta quarta-feira durante o evento Fintech Class. Para ele, o lado do funding pode ser o mais prejudicado por uma busca por segurança, algo que não aconteceria caso Hillary vencesse as eleições. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Tomara que eu esteja errado”, disse, “mas se a Hillary vencesse o cenário seria mais estável. Para quem depende do investimento externo é necessário entender que agora vai ser mais difícil”, explicou ao InfoMoney. Sua opinião, todavia, não é unânime. 

Guga Stocco, diretor de estratégia do Banco Original, acredita que o cenário é de “circo”, mas que deve ter pouco impacto no mercado brasileiro, pelo menos por enquanto. “Caso haja uma mudança de mentalidade e fique pior a economia nos Estados Unidos, os americanos vão acabar partindo para outros mercados, então essa pode ser até uma oportunidade para o Brasil”, comentou. “Mais pessoas vão investir aqui se tiver algum problema lá”.

Este posicionamento é semelhante ao de Sérgio Furio, CEO da startup de crédito Bank Fácil. “Os investidores norte-americanos vão perceber que o mercado nacional para eles vira um mercado mais arriscado, e vão olhar para o restante do mundo”, opinou o espanhol que trabalha com o mercado de fintech no Brasil há mais de dois anos. 

Continua depois da publicidade

O investidor norte-americano, que hoje concentra sua renda principalmente no Vale do Silício, “de repente vai perceber que está no meio do negócio e vai buscar ainda mais por diversificação”, o que deve ser uma oportunidade para o Brasil.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney