Airbus está desenvolvendo carros voadores

Depois da Uber apresentar uma proposta de um veículo voador futurista, chegou a vez da Airbus

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Depois da Uber apresentar uma proposta de um veículo futurista, chegou a vez da Airbus. A empresa fabricante de aeronaves está desenvolvendo seu próprio projeto de carro voador. Com toda experiência da companhia no mercado de aviação, a ideia pode se concretizar em alguns anos, segundo informações do site Business Insider. O projeto foi nomeado como “Vahana” e vem sendo desenvolvido no Vale do Silício.

A ideia da Airbus é construir um veículo de caronas híbrido: que poderá andar na estrada como um carro comum, mas também voar. Assim como a Uber, o projeto será um VTOL que poderá pousar verticalmente, semelhante a um helicóptero, sem precisar de uma pista de pouso.

Segundo o supervisor do projeto da companhia fabricante Zach Lovering, os automóveis ficarão guardados em uma espécie de heliporto até que alguém por meio de um aplicativo solicite o serviço. O programa vai informar qual o ponto decolagem mais próximo e o usuário irá até lá. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O VTOL será um veículo autônomo, ou seja, uma vez definido o destino o carro se deslocará até lá sozinho, sem interferência humana – utilizando câmeras, sensores e dados em tempo real para desviar de obstáculos no trajeto. 

Lovering afirmou ainda que os protótipos dos veículos estarão prontos em 2020, um ano antes da prvisão inicial do projeto da Uber. O carro voador seria equipado com oito rotores e teria espaço apenas para um passageiro, sendo em torno de “duas vezes mais rápido que um carro comum” e atingindo uma altitude máxima de 1000 pés (cerca de 305 metros).

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.