Uber quer lançar veículos voadores para melhorar trânsito nas cidades

A expectativa é de que o projeto seja concretizado até 2026

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A Uber divulgou na última quinta-feira (27) um relatório de 98 páginas em que apresenta a proposta de um veículo futurista que resolveria o problema de trânsito urbano. O Uber Elevate, como é chamado, seria um programa de aviação sob demanda formado por aviões elétricos de pequeno porte, que atuassem como um transporte simular ao do Uber tradicional, mas de forma aérea.

A expectativa da companhia é de que o projeto leve entre cinco a dez anos para ser desenvolvido, e que o avião, totalmente elétrico, voe horizontal e verticalmente, tendo capacidade para carregar múltiplos passageiros. O embarque, por sua vez, seria realizado em heliportos específicos situados em estacionamentos e no alto de prédios. “Nossas análises indicam que o transporte VTOL pode até ser mais atrativo do que ter um carro”, escrevem no documento.

Ainda de acordo com o relatório, a Uber quer levar o projeto adiante, mas, para isso, precisa da ajuda de diversos acionistas e empresas parceiras que construam os veículos. “Nós acreditamos que o transporte urbano aéreo só terá sucesso se houver a participação de empresas montadoras de veículos, empresários do mundo todo, órgãos reguladores, usuários e comunidades que irão se relacionar entre si para entender como o ecossistema pode modelar o futuro da aviação sob demanda”.