Plataforma “desliga” cartões e leva a eles funcionalidades de fintech

Usuário poderá bloquear e desbloquear as operações de crédito e débito em tempo real usando seu smartphone

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A companhia norte-americana First Performance Global Corporation, que oferece ferramentas tecnológicas a instituições financeiras, acaba de anunciar o lançamento, no Brasil, de um aplicativo que pretende tornar o uso de cartões de crédito e débito ainda mais seguro: o GOGONOGO.

Trata-se de uma plataforma capaz de ligar e suspender o funcionamento do uso de cartões de crédito, débito e pré-pagos em tempo real, através de um aplicativo de smartphone, possibilitando maior controle de uso.

Em outras palavras: o usuário conseguirá ativar seus meios de pagamento apenas quando estiver prestes a fechar uma compra – com isso, nem mesmo em caso de roubo ou perda será necessário contatar a operadora do cartão imediatamente, já que ele estará potencialmente desabilitado. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outras funções de autoatendimento previstas pelo app são: comunicado de aviso viagem, consulta do limite de compras disponível após cada transação, cancelamento de despesas recorrentes em débito automático, mudança imediata de limite de cartões de dependentes e obtenção do extrato de contas. Unindo todas essas facilidades em uma plataforma completamente eletrônica, é uma ferramenta que se assemelha às novas fintechs no mercado, transformando o cartão comum em um meio de pagamento mais tecnológico.

Através de uma parceria com o banco Bradesco, a empresa já conseguiu disponibilizar o serviço para os portadores de cartões das Casas Bahia, por enquanto os únicos conectados à funcionalidade no mundo. O banco pretende, no primeiro momento, expandir o GOGONOGO entre as grandes varejistas que possuem cartões próprios, para depois chegar aos demais clientes.

O Brasil foi o primeiro escolhido pela empresa para testar a tecnologia, que também já está sendo apresentada em países da Ásia e da África. De acordo com o CEO da First Performance no Brasil, Reginaldo Zero, a escolha foi estratégica.

Continua depois da publicidade

“Acreditamos que, se um sistema desses funcionar no Brasil, funciona em qualquer parte do mundo. Aqui temos crédito, débito, pré-pago, private, consignado, cartão de gestão de frota de veículos, enfim, inúmeras opções para diferentes perfis. É um mercado rico. Pela sofisticação do mercado Brasileiro e também em certo sentido pelo nível de fraudes do país, escolhemos o Brasil para os testes”, explica Reginaldo.

De acordo com ele, já há negociações em curso com uma parcela relevante dos bancos brasileiros, grandes e pequenos, inclusive entre aqueles que estão investindo mais notoriamente em tecnologia – ele citou “novos nomes no mercado”. Muitas dessas instituições, inclusive, incluirão as funcionalidades aos aplicativos próprios das marcas, o que significa que não será necessário baixar a plataforma separadamente. “Mas os bancos menores vão usar nossa interface como o mobile banking deles”, comenta.

Depois de fechadas as negociações, Reginaldo acredita que cerca de 10 milhões de cartões já estarão conectados à plataforma, número que pode ser muito maior a partir da integração aos apps de mobile banking. “Nos próximos 60 a 90 dias você já verá novidades saindo”, comemora o CEO.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney