Como serão as cozinhas em 10 anos? Para a Ikea, sem fogão e geladeira

O ambiente foi montado para a EXPO Milano 2015, em uma exibição chamada The Concept Kitchen 2015, tendo a Internet das Coisas como base

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A Ikea, uma das maiores lojas de móveis do mundo, desenhou, em parceria com a IDEO London e estudantes das universidades de Lund e Eindhoven, como será a cozinha no ano de 2025. O ambiente foi montado para a EXPO Milano 2015, em uma exibição chamada The Concept Kitchen 2025.

Para montar o ambiente, os estudantes pesquisaram o comportamento e impressões que as pessoas têm sobre cozinhar e comer e foram guiados por designers da IDEO na criação de produtos-conceito. Foram analisadas as forças sociais, tecnológicas e demográficas estimadas para 10 anos. É uma cozinha que se baseia no uso da Internet das Coisas para ser funcional.

Cozinha IKEA 1

Por exemplo, ela conta com uma “Table for Living”, uma mesa que é capaz de identificar o ingrediente e mostrar uma receita rápida, visando reduzir o desperdício de comida. Essa função seria voltada para alimentos que estão prestes a estragar – e a receita é mostrada na própria mesa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cozinha IKEA 2

A mesma mesa também elimina a necessidade de um fogão, já que as panelas e jarras possuem bobinas de indução ao calor escondidas internamente, permitindo que as pessoas cozinhem, comam e façam outras atividades na mesa.

Geladeiras e congeladores também não serão necessários: a despensa criada elimina as portas do refrigerador, para que a pessoa consiga observar constantemente o que tem de comida e não precise comprar mais, também evitando o desperdício. A comida refrigerada é guardada em potes transparentes que possuem temperatura controlada através de uma tecnologia de refrigeração por indução, instalada nas prateleiras.

Cozinha IKEA 5

O uso de água também foi pensado no “Mindful Water System”. Ele possui uma pia destinada para “água preta”, a água que é suja e destinada aos esgotos, e uma para “água cinza”, que é reusada na máquina de lavar louças ou para regar plantas.

Continua depois da publicidade

Por fim, o sistema de lixo foi pensado para manter as pessoas conscientes do que estão jogando fora. Os usuários podem manualmente separar o lixo reciclável do lixo orgânico, sendo que os recicláveis são divididos em amassados, embalados a vácuo e rotulados para coleta. O usuário ganha créditos conforme sua “consciência” e débitos para o desperdício.

Cozinha IKEA 3