Apple quer acabar com “réplicas perfeitas” do iOS

Apple acusa uma empresa iniciante chamada Corellium de vender ilegalmente cópias virtuais dos sistemas operacionais para iPhone e iPad

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A Apple acusa uma empresa iniciante chamada Corellium de vender ilegalmente cópias virtuais dos sistemas operacionais para iPhone e iPad, disfarçadas como apoio para descobrir falhas de segurança.

Em um processo de violação de direitos autorais protocolado na quinta-feira em West Palm Beach, Flórida, a Apple argumentou que a fabricante de software Corellium copiou o sistema operacional, a interface gráfica de usuário e outros aspectos dos aparelhos sem permissão e pede que a justiça federal dos EUA interrompa as violações.

A Apple declarou que apoia “pesquisa sobre segurança feita de boa-fé” e oferece recompensa de US$ 1 milhão a quem descobrir falhas em seu sistema, além de fornecer versões personalizadas do iPhone para pesquisadores “legítimos”. Segundo a fabricante do iPhone, a Corellium vai mais longe.

Continua depois da publicidade

“Embora a Corellium se apresente como provedora de uma ferramenta de pesquisa para quem tenta descobrir vulnerabilidades de segurança e outras falhas no software da Apple, o verdadeiro objetivo da Corellium é lucrar em cima dessa flagrante violação”, afirmou a Apple na queixa. “Longe de ajudar na correção de vulnerabilidades, a Corellium incentiva seus usuários a venderem qualquer informação descoberta no mercado aberto a quem pagar mais.”

A Corellium cria cópias do Apple iOS e garante que faz isso para ajudar hackers éticos a descobrir falhas. No entanto, segundo a Apple, qualquer informação é vendida a pessoas que podem explorar essas falhas.

Em 4 de julho, a Corellium postou em seu website que “respeita os direitos de propriedade intelectual de terceiros e espera que seus usuários façam o mesmo”. Representantes da companhia, sediada em Delray Beach, Flórida, não foram encontrados imediatamente pela reportagem para comentário sobre o processo.

Os produtos Corellium permitem a criação de um dispositivo virtual Apple. O sistema copia novas versões de obras da Apple assim que são anunciadas e não exige que seus usuários revelem as falhas à Apple, afirmou no processo a gigante sediada em Cupertino, Califórnia.

Proteja seu patrimônio. Invista. Abra uma conta gratuita na XP. 

“Por US$ 1 milhão por ano, a Corellium até entrega uma instalação ‘privada’ de seu produto para qualquer comprador”, segundo a Apple. “Não há fundamento para a Corellium vender um produto que permite a criação de réplicas declaradamente perfeitas de dispositivos Apple para quem estiver disposto a pagar.”

A Apple quer dar um basta à promoção dos produtos da Corellium, incluindo os que competem com o Programa de Desenvolvedores Apple. “A Corellium vende indiscriminadamente o Produto Corellium Apple a qualquer cliente, incluindo governos estrangeiros e empreendimentos comerciais”, segundo a queixa. “A Corellium não está limitando seletivamente os clientes àqueles com algum propósito social benéfico.”

Além de bloquear as vendas do Produto Corellium Apple, a empresa californiana quer uma determinação judicial para a Corellium notificar seus clientes de que eles violam os direitos da Apple, destruir quaisquer produtos que utilizem direitos autorais da Apple e compensação em dinheiro.