Em negocios / grandes-empresas

Libra: criptomoeda do Facebook deve chegar na próxima terça-feira

Visa, Mastercard, PayPal e Uber estão entra as empresas que investirão US$ 10 milhões cada. Elas integrarão um grupo chamado Libra Association, que funcionará como um consorcio para regular a moeda

Facebook cryptocurrency
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A nova criptomoeda do Facebook está bem perto do seu anúncio oficial. De acordo com informações do Wall Street Journal, a moeda já conta com um grande time de empresas para validação e uso e um órgão independente de fiscalização para lidar com questões regulatórias. E até já teria sido batizada: Libra.

Está previsto um anúncio para a próxima terça-feira (18), mas o lançamento oficial aos usuários aconteceria apenas em 2020.

A Libra teria lastro (uma garantia implícita de um ativo) em moedas oficiais, possivelmente o dólar ou o euro, o que configura uma abordagem de “stablecoin”. Essa medida visa evitar a volatilidade na cotação, que é uma das maiores dificuldades para a adoção de criptomoedas como meios de pagamentos.

A companhia de Zuckerberg, de acordo com o WSJ, reuniu mais de 12 empresas para serem parceiros iniciais da Libra. O investimento de cada uma será de US$ 10 milhões e elas integrarão um grupo chamado Libra Association, que funcionará como um consorcio para regular a moeda, totalmente independente do Facebook.

Há a especulação que as gigantes Mastercard e Visa entraram no acordo para que possam monitorar as ambições do Facebook nesse campo financeiro – visto que a companhia conta com 2,4 bilhões de usuários ativos em sua rede social - já que as criptomoedas costumam ser alternativas às tradicionais formas de pagamento.

A expectativa é que a moeda possa ser utilizada para compras online em suas plataformas, como o próprio Facebook e Instagram, e transferências online por meio do WhatsApp e o Facebook Messenger.

Depois do escândalo da Cambridge Analytica, o Facebook tem sofrido críticas pela forma que administra e preserva os dados dos seus usuários, logo, é de se esperar que reguladoras fiscais examinem de perto o anúncio e acompanhem o desenvolvimento dessa nova criptomoeda.

Invista em criptomoedas com segurança, atendimento e taxa ZERO: abra uma conta na XDEX! 

 

Contato